18 de mar. de 2010

Requerimentos aprovados

Tucanos querem transparência nos recursos destinados à Copa e às Olimpíadas

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (17), requerimentos dos deputados Silvio Torres (SP) e Vanderlei Macris (SP) para discutir o andamento das obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Os tucanos querem explicações sobre o atraso e os recursos destinados às obras, a preparação das cidades-sede e os contratos sem licitação para os jogos.

Prazo exíguo - Torres solicitou audiência pública com os ministros do Esporte, Orlando Silva, e das Cidades, Márcio Fortes, para debater o atraso nas obras e as medidas para resolver o problema sem prejuízo dos cofres públicos. Também foram convidados o presidente da Infraero, Murilo Barbosa e o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Ballestreri, entre outros.

Em outro requerimento, o tucano pede uma oitiva com os responsáveis pela organização da Copa nas 12 cidades-sede brasileiras para uma análise do andamento das obras de estádios, aeroportos e infraestrutura para melhoria dos transportes, rede hoteleira e comunicação. “O prazo para execução das obras está ficando cada dia mais curto. São fatos graves que justificam plenamente o esclarecimentos das autoridades”, explicou Torres.

O deputado quer saber ainda informações do Ministério do Esporte sobre contratos de consultoria sem licitação com a Fundação Instituto de Administração (FIA) para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Já o requerimento de informação de Macris solicita ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a identificação específica dos recursos orçamentários destinados às duas competições.

Considerando-se a responsabilidade da comissão de fiscalizar os recursos públicos é imprescindível o conhecimento pleno dos recursos aplicados nas obras”, justificou. (Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria do deputado Silvio Torres/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: