30 de mar. de 2010

Falhas graves

Tucanos: governo Lula é incompetente na gestão do sistema elétrico

Os deputados Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) e Bruno Rodrigues (PE) culparam nesta terça-feira (30) o governo federal pelo apagão que atingiu ao menos 1.800 municípios em 18 estados no ano passado. Na avaliação dos tucanos, o governo Lula não conseguiu gerenciar adequadamente o setor elétrico, fazendo com que persistam falhas do sistema de geração e distribuição de energia do país.

Apagão pode se repetir - Segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgado semana passada, a responsabilidade sobre o apagão ocorrido há quase cinco meses é da estatal Furnas, cujas linhas de transmissão cruzam os mais de 900 km que separam Itaipu de São Paulo.

Equipamentos obsoletos, falta de manutenção e de investimentos, além de erros operacionais, são alguns dos fatores que provocaram essa histórica queda de energia no país. Para Bruno Rodrigues, as falhas mostram a incapacidade de gerenciamento do governo petista.

“O Planalto fala muito e faz pouco. O presidente afirma que nunca houve no país tantos investimentos, quando na verdade isso não existe”, ressaltou. “O pior de tudo é que o apagão pode se repetir a qualquer momento, porque o governo não cumpre a sua parte”, completou Rodrigues.


Já Vellozo Lucas lembra que esse apagão foi sucedido por uma série de "apaguinhos", ou seja, pequenas falhas na rede de distribuição. “O fato é que o setor elétrico brasileiro é pessimamente gerenciado”, alertou.

Em plenário, o deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou que essa má gestão do setor elétrico ocorre desde o início do governo petista. Ele lembrou ainda que a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem sua parcela de responsabilidade, pois foi ministra de Minas e Energia.

O tucano lembrou que, em 2003, a Aneel recomendou a Furnas um investimento de 50% em recuperação e manutenção de para-raios que protegem o sistema. Mas segundo ele, na época a então ministra investiu apenas 20% na área da energia, não foi feita a manutenção adequada e o apagão do governo Lula acabou ocorrendo. “Isso mostra incompetência, negligência, irresponsabilidade e péssima gestão”, ressaltou Macris. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

ACARAUJO disse...

Prezados Srs. boa tarde!!!

Meu nome é Antonio Carlos de Araujo, sou Engenheiro Eletricista, sou PSDBista desde os idos de junho de 1988, época de sua fundação. Atualmente estou em processo de filiação ao partido. Mas minha apresentação foi feita pra me credenciar neste assunto com minha crítica.
Todo apagão, em princípio pode ser evitado, bastando pra isto uma manutenção nos seguintes itens de uma rede de transmissão:

a) Manutenção preditiva nos Pára-raios das subestação ou seja troca devidio à vida útil, ou troca por defeito precoce.

b)Verificação periódica da malha de terra das subestações interligadas pela linha, fazendo medições programadas anualmente.

c) Inspeções periódicas, através de medições da resistência ôhmica das conexões dos cabos pára-raios que percorrem a extensão da linha nos seus pontos de conexão ao aterramento das torres existentes ao longo da linha.

Estes cabos pára-raios têm a função de escoar para a terra as descargas atmosféricas (relâmpagos) e evitar que elas viagem pela linha que deve conduzir somente a carga demandada pelo sistema. Se esta descarga viaja pela linha ela certamente vai causar a atuação das proteções, e consequentemente desencdear o efeito dominó, caso não haja uma perfeita coordenação e seletividade entre as várias proteções do sistema.

Pois prezados amigos podemos afirmar, sem nenhum constrangimento que a D. Dilma e sua equipe são os responsáveis pela manutenção do sistema e, consequentemente, responsáveis pelos apagões, devido a falta de manutenção.

Grande Abraço.

Antonio Carlos ao dispor do PSDB...Serra nelles.