23 de mar. de 2010

Oposição atenta

Curtas
Senado ouvirá envolvidos no escândalo da Bancoop

Foi aprovado requerimento do senador Álvaro Dias (PR) propondo audiência pública na próxima terça-feira (30) para tratar de denúncias de irregularidades na aplicação de recursos pela Cooperativa Habitacional dos bancários (Bancoop).

O requerimento convida para a audiência João Vaccari Neto, ex-presidente da Bancoop e atual tesoureiro do PT, e o promotor José Carlos Blat, que conduziu as investigações sobre o caso, para quem os dirigentes da entidade lançaram mão de operações fraudulentas para mascarar desvio de dinheiro da cooperativa para o "caixa dois" de campanhas do PT.
Deverá ainda ser chamado a falar aos senadores o corretor Lúcio Bolonha Funaro, que ofereceu ao Ministério Público informações detalhadas sobre as fraudes. A audiência será conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que também aprovou requerimento para debater a situação de mutuários afetados pelas irregularidades na Bancoop.

Parlamentares condenam uso eleitoreiro do Bolsa Combustível

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), condenou a concessão de uma “Bolsa Combustível”, concedida esta semana, por decreto, pelo presidente Lula, aos funcionários comissionados federais que utilizarem seus próprios carros para trabalhar. A 'ajuda de custo' será de até R$ 327 por mês por servidor e custará aos cofres públicos cerca de R$ 25 milhões/ano.
“Um benefício desses às vésperas de uma eleição tem claramente uma finalidade eleitoreira. É uma forma de ajudar a 'companheirada' a fazer campanha", disse o líder tucano.

O senador Alvaro Dias (PR) afirmou que "não há como não suspeitar" da intenção do presidente Lula “Por que só agora no ano da eleição e no último ano de governo? Não seria uma medida eleitoreira? Não há como não considerar essa medida desonesta”, questionou, em plenário, nesta terça-feira (23). (Da redação, com informações da Agência Senado / Fotos: Agência Senado e Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: