O líder da Minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PR), apresentou nesta terça-feira (6) requerimento de informação ao ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, cobrando explicações sobre o apagão que atingiu mais de 1.800 municípios em 18 estados em novembro de 2009. Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu que o blecaute aconteceu devido a deficiências na manutenção e modernização das linhas de transmissão operadas e mantidas por Furnas.
Deficiências antigas - O tucano quer saber se o ministério tomou conhecimento das falhas e por que não atuou para corrigi-las. Fruet questiona ainda quais medidas foram tomadas pelo governo diante do apagão e para prevenir prejuízos semelhantes.
“É importante saber qual era a responsabilidade do ministério, qual era o papel da então ministra Dilma Rousseff, hoje candidata do governo à Presidência, diante das denúncias apresentadas pela Aneel e pelas ações ou omissões por parte do ministério em relação ao problema ocorrido em Furnas”, explicou em plenário. O pedido é assinado pelos vice-líderes da Minoria: Luiz Carlos Hauly (PR), Paulo Abi-Ackel (MG) e Vanderlei Macris (SP).
Fruet lembrou que as deficiências já vinham sendo apontadas desde 2003 pela Aneel e pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) quando Dilma era ministra de Minas e Energia. “É necessário explicar ao Brasil quem vai pagar o prejuízo do apagão, a multa de R$ 53,7 milhões aplicada a Furnas, e por que o governo, apesar de alertado, deixou de realizar os investimentos tão necessários à infraestrutura na área de energia hidrelétrica no País”, reiterou.
O líder da Minoria pediu ainda a cópia dos documentos e eventuais atos de informação, inclusive relatórios técnicos, ofícios ou memorandos de comunicação e de requisição. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário