
Três obras em portos fluviais do Amazonas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) apresentaram problemas com menos de um mês após a inauguração. Para os tucanos, isso é fruto da incompetência e do improviso do governo federal, algo que custa muito caro para os cofres públicos.
O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) disse nesta segunda-feira (19) que pedirá ao Tribunal de Contas da União que determine a suspensão dos pagamentos dessas obras. Para ele, esses episódios acontecem porque o governo fica de olho apenas no calendário eleitoral. Leréia defendeu ainda a punição dos responsáveis.

Já o deputado Renato Amary (SP) alerta que falta gerenciamento quando se fala na realização de obras do governo do PT. O tucano frisa que os problemas ocorridos nos terminais fluviais no Amazonas evidenciam a falta de competência da atual gestão. "Essas destruições e perdas de dinheiro público revelam a real capacidade de gestão deste governo: quase nenhuma. Eles brincam com o recursos públicos", reprovou.
Feitas de papel?
→ Parte da estrutura do porto de Humaitá, no Amazonas, entregue pela então ministra Dilma Rousseff em 25 de março, foi arrastada pela correnteza da água e pelo impacto das toras que descem o rio Madeira.
→ O terminal hidroviário de Itacoatiara cedeu durante a passagem de uma pá mecânica.
→ Já o terminal de Manaquiri rachou quando seria feita a ligação entre a balsa flutuante da ponte com a rampa de concreto.
O número
R$ 27 milhões
É o custo estimado das três obras que apresentaram problemas.
(Reportagem: Arthur Filho, da Rádio do PSDB/ Fotos: Eduardo Lacerda)
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