10 de mai. de 2010

Audiência pública

Cooperados lesados pela Bancoop serão ouvidos nesta terça-feira

A pedido do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promoverá nesta terça-feira (11), às 14h30, audiência pública com cooperados lesados pela Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) de São Paulo.

O tucano avalia ser dever institucional” do Congresso a investigação do problema, pois foram aplicados na cooperativa recursos provenientes dos fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e da Petrobrás. Há suspeita de que o dinheiro acabou desviado.

Para o tucano, é importante ouvir dos cooperados os problemas que eles enfrentam. “Não é fácil a situação de terem frustrados os anseios de acesso à casa própria, ainda mais quando há relatos de que os recursos para a edificação das moradias podem estar sendo utilizados na campanha do PT à Presidência da República”, avaliou.

Após analisar documentos do processo relacionado ao suposto desvio,
o promotor José Carlos Blat concluiu que a direção da Bancoop, comandada pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, movimentou R$ 31 milhões somente em cheques para a cooperativa.

Participarão da audiência:
os conselheiros Marcos Migliaccio, Érico Rocha de Oliveira, Dalva Regina e Luiz Gustavo, representantes da Associação de Adquirentes do Edifício Cachoeira;
Dinalva Lombardi e Antonio Molina, do Edifício Anália Franco;
Marcelo Santos, Mauricio Martiniano e Marcio Polato, da Associação San Felipe;
o diretor da Associação de Adquirentes de Apartamentos do Residencial Vila Clementino, Cléber Aguiar;
o advogado Valter Picazio Júnior, que representa 18 entidades de cooperados.

Famílias ficaram na mão

Mais de três mil famílias teriam sido prejudicadas pela Bancoop.

Dos 53 empreendimentos prometidos, em torno de 30 não chegaram a sair do papel.

Reportagem da revista "Veja" mostrou que nas mãos de dirigentes do PT a Bancoop se transformou num ótimo negócio para encher os bolsos de seus diretores e abastecer campanhas eleitorais do partido. A entidade teria ajudado a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002. João Vaccari Neto, novo tesoureiro do PT, já foi diretor-financeiro e presidente da cooperativa.

(Reportagem: da redação com informações da assessoria/Foto: Eduardo Lacerda

Nenhum comentário: