10 de mai. de 2010

Plano polêmico

Alvaro Dias coloca reativação da Telebrás sob suspeita

Em discurso nesta segunda-feira (10), o senador Alvaro Dias (PR) disse que a decisão do governo federal de reativar a Telebrás para que a estatal seja a gestora do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) "deixou um rastro de suspeição e questionamentos". O governo, lembrou o tucano, anunciou que investirá cerca de R$ 13 bilhões no PNBL até 2014, sendo que deste montante R$ 3,2 bilhões sairão do Tesouro Nacional para capitalizar a renascida Telebrás.

"Vale ressaltar que quase todo desembolso ficará projetado para o próximo governo, prática que se tornou usual neste último ano da gestão do presidente Lula", afirmou. Alvaro Dias lembrou que o próprio Tesouro Nacional divulgou uma nota técnica recentemente condenando a reativação da Telebrás para gerir o plano. No documento, assinalou o senador, o Tesouro informa que a empresa é ré em mais de mil ações judiciais.

"A suspeita de que informações privilegiadas comprometeram a decisão de reativação da Telebrás foram confirmadas com a valorização de 35.000% das ações da estatal entre 2003 e fevereiro deste ano", afirmou Alvaro Dias, informando que encaminhou requerimento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que o Senado saiba quais decisões ou ações proporcionaram tamanha valorização. (Da redação com Ag. Senado/Foto: Waldemir Rodrigues)

Leia também:

Reativação da Telebrás traz muita confusão ao Plano Nacional de Banda Larga

Nenhum comentário: