4 de mai. de 2010

Basta de sofrimento

Seminário na Câmara discute proibição de animais em circo

A proibição do uso de animal em circos será debatida em seminário nesta quarta-feira (5), às 9h, na Câmara dos Deputados. A iniciativa é da Animal Defenders Internacional (ADI), responsável pela campanha "Basta de Sofrimento nos Circos". O evento marcará o lançamento do documentário "Atos Anormais", segundo filme da organização não-governamental, com cenas de maus tratos a animais em circos brasileiros.

A intenção do evento é chamar a atenção dos parlamentes e da sociedade civil para a importância da aprovação do Projeto de Lei 7291/2006, na forma de substitutivo, que proíbe o uso de animais nos espetáculos circenses em todo país. A proposição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara em novembro do ano passado. A luta agora é pela inclusão do projeto na pauta do plenário, para ser apreciado ainda em 2010.

A posição contrária da maioria dos brasileiros sobre a utilização de animais no picadeiro pode ser comprovada pelo crescente número de estados e municípios que possuem leis de proibição da prática. Atualmente, o estado do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo e mais de 50 municípios proíbem a apresentação de circos com animais. No cenário mundial, países como Áustria, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, Israel, Índia, Singapura e Suécia vetam esse tipo de apresentação.

Investigação comprova abuso
A ADI fez duas investigações secretas nos circos brasileiros, uma em 2008 e outra em 2010. Essas apurações comprovaram os abusos vividos por animais, como confinamento severo, cuidados veterinários e alimentação inadequadas, além de métodos de treinamentos cruéis e dolorosos.

Serviço:
Seminário: "Basta de Sofrimentos nos Circos" Dia e horário: 5 de maio (quarta-feira), às 9h.
Local: Auditório Freitas Nobre – Câmara dos Deputados.
Farão parte da mesa:
O relator do projeto de lei, deputado Ricardo Tripoli (SP);
A Procuradora da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Kátia Lemos;
O coordenador-geral de Fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Roberto Cabral;
A atriz e defensora da causa, Luisa Mell;
O coordenador de assuntos parlamentares da ADI - Londres, Helder Constantino;
A representante da organização no Brasil, Antoniana Ottoni.


(Fonte: assessoria/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: