4 de mai. de 2010

CPI das ONGs

Alvaro Dias pede acareação entre petista que dirigia Bancoop e doleiro

O senador Alvaro Dias (PR) quer uma acareação entre o tesoureiro do PT e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), João Vaccari Neto, e o doleiro Lúcio Bolonha Funaro. O pedido foi apresentado nesta terça-feira (4) na CPI das ONGs.

Funaro denunciou o suposto esquema de desvio de recursos da cooperativa para financiamento de campanhas do PT. Em depoimento à CPI, Vaccari Neto, acusado pelo Ministério Público de São Paulo de chefiar uma organização criminosa, negou o desvio de recursos dos cooperados e a existência de dinheiro público na Bancoop. Alvaro Dias espera que a base governista na CPI das ONGs permita a acareação.

"Não podemos admitir a afronta ao Senado, com pessoas que chegam aqui, mentem e saem rindo. Temos que fazer essa acareação para elucidar alguns pontos", defendeu o tucano. Diante das negativas de Vaccari, Alvaro Dias lembrou que o petista é dissimulado como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que depôs na CPI dos Correios em 2005.

Para o deputado Ricardo Tripoli (SP), é inacreditável o desrespeito do petista, que entra em contradição ao tentar se esquivar das acusações. O tucano também acompanhou o depoimento de Vaccari na CPI das ONGs e lembrou que os cooperados lesados comprovam as fraudes, pois pagaram pelos imóveis e não receberam da Bancoop.

O promotor de Justiça de São Paulo José Carlos Blat, que acusa a direção da Bancoop de movimentar R$ 31 milhões em cheques para a própria cooperativa, foi convidado por Alvaro Dias para rebater as acusações feitas por Vaccari de que ele só cria fatos midiáticos.

A direção da Bancoop é acusada de usar recursos dos fundos de pensão do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras e de ter provocado um rombo de R$ 100 milhões nos cofres da cooperativa, lesando cerca de três mil famílias que sonham com a casa própria.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Ag. Senado).

Nenhum comentário: