14 de mai. de 2010

Hora da verdade

Números desmontam manipulações e tentativa de enganar a população

O PT usou o tempo destinado ao programa partidário em cadeia nacional para apoderar-se de programas do governo Fernando Henrique Cardoso. E mais: propagaram que Dilma é a mãe do programa Luz para Todos, inflaram os números da geração de empregos, taxaram de insignificante a ascensão social feita por FHC e ainda ignoraram o apagão de 2009. O fato é que a realidade é bem diferente daquilo que foi para o ar. Confira:

A mentira sobre "Luz para Todos"
O deputado João Almeida (BA) fica indignado com a tentativa de colar em Dilma a autoria do "Luz para Todos". "Isto é uma mentira, pois o programa é de minha iniciativa. Não foi proposto pelo governo Lula, como querem passar para a população. E foi aprovado por unanimidade pela Câmara e pelo Senado", rechaçou. O tucano lembra que, em 2003, o Planalto enviou ao Congresso medida provisória que tratava apenas da criação de um programa emergencial de apoio às concessionárias de distribuição de energia.

Como relator da matéria e detentor de todos os estudos anteriores relativos à criação do programa "Luz no Campo", de 1999, entrou em contato com as lideranças do PT para promover a universalização do fornecimento de energia elétrica a todos os brasileiros.
"Recuperamos o que tínhamos feitos no 'Luz no Campo', adaptando-o a uma situação nova. Eu, João Almeida, sou o relator, o construtor desse projeto", reiterou. (leia mais aqui)

O senador Alvaro Dias (PR) vai além. Segundo ele, a proposta de levar energia elétrica para a zona rural já havia sido adotada no Paraná em 1982. Para ele, o presidente Lula age como se ele fosse o inventor de tudo. E mais: é importante ressaltar que, em junho de 2002, último ano da gestão do PSDB, o "Luz no Campo" já beneficiava mais de 2 milhões de brasileiros.

Empregos pra lá de inflados
Sobre a geração de empregos com carteira assinada, o governo Lula inventou nada menos que 3,3 milhões de vagas na sua peça, como denuncia o "Gente que Mente". Dados do Ministério do Trabalho mostram que, entre 2003 e 2009, foram abertos 8,7 milhões de postos. Mas Lula disse ter criado 12 milhões. Para Alvaro, o PT tenta mascarar os números. "O objetivo é eleitoreiro. Uma comparação desonesta com base na manipulação de dados e de informação", resumiu.

10 milhões fora da pobreza é insignificante?
“Com FHC e Serra, a ascensão social dos brasileiros foi insignificante.” Sem rodeios, foi o que afirmou o programa do PT. Como mostra o "Gente que Mente", mais de 10 milhões de brasileiros saíram da pobreza no governo FHC. E mais: o Plano Real controlou a inflação, retomou o crescimento e elevou a renda da população. O salário mínimo teve aumento real de 47% e o rendimento médio do trabalhador brasileiro saltou 50%.

O maior apagão da história é do PT
Os tucanos ressaltam que quando o tema é energia elétrica, o PT também esconde fatos de seu governo e prefere atacar a gestão passada. Basta lembrar que o Brasil teve o maior apagão da história por incompetência do governo Lula. Em novembro de 2009, faltou energia em 18 estados e mais de 60 milhões de pessoas ficaram no escuro, com prejuízos bilionários. Houve ainda miniapagões que castigaram os moradores do RJ, SP e DF.

(Reportagem: Arthur Filho com informações do "Gente que Mente" e assessoria do dep. João Almeida)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: