14 de mai. de 2010

Lei atropelada

Tucanos: PT usou programa para afrontar a Justiça, fazer campanha ilegal e mentir

Parlamentares do PSDB criticaram duramente o programa partidário do PT que foi ao ar nesta quinta-feira (13). Na avaliação dos tucanos, a legenda usou a cadeia nacional de rádio e TV para veicular uma nítida peça de propaganda eleitoral que afrontou a legislação e iludiu a população com dados equivocados com o objetivo de promover a imagem da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.

Durante 10 minutos, o presidente Lula e ministros exaltaram supostas qualidades da presidenciável. O petista atribuiu a ela praticamente toda a responsabilidade por realizações do seu governo e chegou a compará-la ao líder sul-africano Nelson Mandela. Como se não bastasse, a peça buscou desmerecer ações do governo Fernando Henrique Cardoso.

“O programa foi uma perfeita peça de campanha ilegal. Houve ainda mentira, fantasia e apropriação de ações dos outros”, criticou o líder tucano na Câmara, deputado João Almeida (BA). O parlamentar lamentou que o Tribunal Superior Eleitoral não tenha conseguido punir o PT a tempo de impedir a veiculação do programa. No momento em que a peça foi ao ar, o plenário do TSE julgava representação da oposição contra o partido por fazer campanha antecipada no programa de dezembro de 2009. Como a decisão contrária ao PT saiu apenas após a veiculação, a punição foi aplicada para o programa do 1º semestre de 2011.

Ao defender nova ação na Justiça Eleitoral, Almeida alertou que o programa de ontem mostra claramente o tom a ser adotado pelo PT na disputa eleitoral que começará em julho. “Se agora já estão assim, imagine no calor da campanha. É preciso que a Justiça Eleitoral esteja alerta”, cobrou.

Da tribuna, o senador Alvaro Dias (PR) classificou o programa petista de “uma violência à legislação”. “Retrocedemos no que diz respeito ao comportamento político no processo eleitoral. Se a autoridade maior, o presidente da República, não respeita a lei, como exigir isso do cidadão comum? É meu dever denunciar que, ontem à noite, houve uma afronta à lei e um desrespeito ao povo brasileiro”, reprovou.

O deputado João Campos (GO) também condenou a campanha antecipada e afirmou que, com essa atitude, a gestão petista se mostra totalitária e ultrapassa todos os limites. “O governo Lula está mascarado de democrático, mas na verdade é totalitário, pois não respeita as instituições e os poderes da República. Já foram punidos e sabem quais são os limites, mas insistem em ultrapassá-los num franco e absurdo desrespeito à Justiça Eleitoral do país. Isso não pode perdurar”, exigiu. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda e Ag. Senado)

Ouça aqui o boletim de rádio

2 comentários:

jeanpierrebessa disse...

Fiquei enojado, envergonhado e revoltado com o que ouvi ontem, além do desrespeito a legislação eleitoral,a comparação de Dilma com Mandela foi algo surreal, o presidente perdeu toda a noção do rídiculo.Nelson Mandela seus anos de luta não mereciam o que Lula fez com o Senhor,por favor!Aceite nossas desculpas, o Brasil sabe seu verdadeiro valor.

ACARAUJO disse...

Prezados Srs. Ilustres Deputados e Senador Alvaro Dias!!!

Eu ( acaraujo lá na rede do psdb) já denunciara esta criminosa atitude do PT no site "Rede PSDB" com o título de "QUANDO O CRIME COMPENSA" quando eu observei que a relação custo/benefício deste crime para o PT é assustadoramente alta.

. O Custo:

Uma irrisória multa que o PT tem que pagar em nome dos transgressores e da própria legenda, isto caso a impunidade não seja a tônica predominante. Dependerá da interpretação do TSE, ainda. Qual o impacto que uma multinha desta pode causar em um orçamento de dezenas de milhões que esta imunda legenda terá pra gastar nas eleições? A propósito sugiro ao PSDB, que atravé de sua inteligência investigativa, marque colado a origem destas dezenas de milhares de reais...pode ser que haja outros marcos valérios ou joões vaccaris a alimentar as contas paralelas delles. Contem comigo também se necessitarem...

. O Benefício:

1 - Alferir dividendos políticos, transgredindo a Legislação Eleitoral do país, traduzido em votos de boa parte daquela siginificativa parcela da população que aprova seu governo.

2 - Estrago na candidatura do PSDB, na pessoal do Governador SERRA.

Pois daí se conclui que o "O CRIME COMPENSA" na visão desta gente tirana.

Tenham uma boa noite e um bom fim de semana e vamos continuar na nossa luta contra a calhorda.

Antônio Carlos de Araújo