16 de jun. de 2010

Educação infantil

Marisa Serrano: avaliação negativa de creches e pré-escolas revela necessidade de investimentos no setor

A senadora Marisa Serrano (MS) considerou “uma lástima” o resultado da pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, pelo Ministério da Educação e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que reprovou a educação infantil brasileira. O estudo foi realizado em 147 creches e pré-escolas de seis capitais: Rio, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza e Teresina.


Os dados indicam uma nota média de 3,4 - em uma escala de zero a dez – na avaliação que leva em conta equipamentos, atividades e formação dos professores. Segundo a pesquisa, apenas 1% das creches é de bom nível. "Nós estamos oferecendo a pior assistência às nossas crianças", lamentou, ao salientar a existência de estudos que comprovam a importância dos primeiros anos de estudo para a formação do cidadão.

“O Brasil tem 13 milhões de crianças até quatro anos. Destas, somente 1,5 milhão têm assistência garantida, com creche e pré-escola. É muito pouco, se pensarmos nas milhões de mulheres que trabalham fora. As crianças precisam de espaços que não sejam depósitos, mas de educação e estímulo para serem adultos melhores”, afirmou Marisa.

A parlamentar destacou que crianças matriculadas em creches e pré-escola têm rendimento até 10% superior nas avaliações quando chegam ao ensino fundamental e médio. Além disso, se tornam adultos mais criativos, seguros e com melhores oportunidades de emprego.

Marisa cobrou mais investimentos na educação infantil, a garantia de melhores salários, além de formação e capacitação aos professores e demais profissionais que atuam nas creches e pré-escolas. Ela defende um plano de governo em nível federal para o setor, respeitando as diferenças regionais. “Precisamos priorizar e valorizar a primeira infância e os professores”, defendeu.

(Da assessoria da senadora/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: