15 de jun. de 2010

Representante dos trabalhadores

Tucano quer regulamentar projeto que elege representante dos trabalhadores dentro das empresas

O deputado Bonifácio de Andrada (MG) é autor do Projeto de Lei que irá permitir aos trabalhadores ter um representante dentro das empresas com mais de 200 empregados. Com a proposta, os funcionários poderão eleger um representante e dois suplentes para levar aos dirigentes as reivindicações e solicitações que garantam os direitos da categoria.


O tucano afirmou que a intenção é facilitar o diálogo entre os empresários e empregados, já que muitas vezes os sindicatos não conseguem ter contato com os trabalhadores. “Esse representante poderá defender perante os proprietários das empresas todas as reivindicações dos empregados. Além disso, poderá levar as solicitações aos sindicatos”, ressaltou.

Bonifácio frisou que a pessoa designada pelos trabalhadores deverá continuar atuando dentro da empresa, mas com liberdade. “É importante que o representante exerça atividade dentro da empresa para conhecer os problemas existentes e viver as dificuldades do local. É fundamental, no entanto, ter um local para, em hora marcada, receber os colegas. Além disso, ter o direito de se afastar para tomar providência perante os sindicatos”, pontuou. De acordo com ele, o PL será analisado pelos deputados em diversas comissões e deve ser aprovado até o final deste ano.

O PL 7124/2010 regulamenta o artigo 11 da Constituição Federal, que permite às empresas com mais de 200 empregados eleger um representante dos trabalhadores e dois suplentes para levar aos dirigentes reivindicações, solicitações, apelos e até mesmos conselhos reservados.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: