14 de jul. de 2010

Falta de controle

Combate às drogas nas fronteiras do Brasil é débil, afirma tucano

O deputado Emanuel Fernandes (SP) condenou, nesta quarta-feira (14), a atuação do atual governo no combate às drogas. O protesto foi feito em debate na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. De acordo com o parlamentar, as ações do Planalto foram débeis em relação às ações da Polícia Federal (PF) sobre os países que exportam drogas consumidas no Brasil. E o Fundo Nacional Antidrogas (Funad), informa o tucano, recebeu somente 11% dos recursos previstos neste ano pelo governo federal.

Na audiência pública, também foi debatida a eficácia do programa "Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência", lançado em novembro de 2009 e executado pela PF. Para o deputado, o encontro mostrou que o grande problema é a falta de recursos direcionados à Polícia Federal para investimentos em tecnologia e outras ações preventivas.

“Nós precisamos ter atitudes mais incisivas e de cooperação com países vizinhos. O Brasil, praticamente, não produz drogas, mas os produtos ilícitos continuam entrando no país”, criticou o parlamentar. Segundo Emanuel, 90% da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia.

A situação nesta área, diz o deputado, é complexa, preocupante e com desafios cada vez maiores. Para o tucano, como os jovens brasileiros são o alvo principal das estatísticas de uso de drogas, é preciso uma intervenção integrada e respostas eficazes do governo e da sociedade. “O país precisa de investimentos, esforços e, sobretudo, de determinação política do governo. E mais apoio para a Polícia Federal para que possamos chegar a um bom final”, afirmou.

Consumo em alta
De acordo com relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no final de 2008, o consumo de substâncias ilícitas está aumentando no Brasil. O consumo de maconha cresceu 160% em quatro anos e é o maior da América Latina. De acordo com a pesquisa, mais de um milhão de pessoas usam crack no país. Ainda de acordo com a entidade, 2,6% da população consome maconha, 0,7% cocaína, 0,7% anfetaminas, 0,5% ópio e 0,2% ecstazy. (Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós da Associação Parceria Contra Drogas realizamos um trabalho muito sério, e só fomos reconhecidos uma vez, quando o Presidente FH nos deu o Diploma de Honra ao Mérito
Somos a unica ONG que realiza Campanhas Preventivas e educativas contra o uso e abuso de drogas no Brasil.
www.contradrogas.org.br