Vai ao Senado projeto que dá a São Carlos o título de "Capital da Tecnologia"
Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) projeto de lei do deputado Lobbe Neto (SP) que dá ao município de São Carlos (SP) o título de "Capital Nacional da Tecnologia". A proposta do tucano segue para o Senado.
Com uma população de mais de 200 mil habitantes, o município concentra um altíssimo número de pesquisadores e centros de pesquisa. São Carlos possui a maior densidade de profissionais com doutorado do país. Enquanto a média brasileira é de um doutor para cada 5.423 habitantes, lá este número é de um por 180 habitantes.
A cidade também concentra também inúmeros centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia de relevância nacional. Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Paulo, Embrapa, TAM e os parques tecnológicos Science Park e Eco-Tecnológico Damha são alguns exemplos.
Alto índice de patentes
Como conseqüência da alta concentração de pesquisadores e centros desenvolvedores de tecnologia, São Carlos registra também um dos maiores índices de patentes do país: são 14,5 por 100 mil habitantes da cidade por ano. A média do país é 3,2, e a de São Paulo, 7,6. Cerca de 70% dos programas de pós-graduação locais são da área de ciências exatas.
Cidade que dá orgulho
“São Carlos é, indubitavelmente, referência nacional e mundial em tecnologia. Nossa intenção é que este título, mais que merecido, agora seja reconhecido em lei. Tenho muito orgulho de ser sãocarlense.”
Dep. Lobbe Neto (SP)
(Da redação com assessoria do deputado/Foto: Eduardo Lacerda)
14 de jul. de 2010
Referência nacional
Marcadores:
Lobbe Neto
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário