3 de ago. de 2010

Nota

“Congresso em Foco” falta com a verdade ao informar sobre faltas de deputados

É deplorável a forma com que o site Congresso em Foco “desinforma” sobre a assiduidade dos parlamentares na Câmara dos Deputados em 2010. Segundo o texto, “o campeão de ausências foi o deputado Affonso Camargo (PR), que compareceu em apenas 7 sessões das 59 reuniões realizadas no período”.

Considerações que não refletem a realidade, demonstrando despreparo ou, mais grave ainda, má intenção que visa apenas difamar um deputado de incontestável reputação – foi eleito quatro vezes para o cargo, em quinze anos ininterruptos de atuação destacada nesta Casa, tendo inclusive concorrido à Presidência da República anteriormente, no pleito de 1989, entre outros cargos públicos.

Para fazer justiça, em um exercício do verdadeiro jornalismo, não se trata de omitir as ausências do deputado Affonso Camargo. O inconcebível é o site não oferecer aos seus leitores (e aos eleitores do deputado) a verdade por trás dos números: de todas as faltas que teve nesta legislatura, não foram justificadas 4,3%. Em todas as restantes, seu afastamento se deu por problemas de saúde justificados.

Aos 81 anos, Affonso Camargo se submete desde o ano passado a um rigoroso tratamento de saúde para combater varizes no esôfago. Entre outros procedimentos, atravessa sessões semanais de endoscopia, que o obrigaram a se afastar do cargo nos períodos abaixo (dados que constam no site da Câmara e que, lamentavelmente, o jornalista não se dignou a consultar):

* Licenciou-se do mandato de deputado federal, na Legislatura 2007-2011, para tratamento de saúde, por 60 dias, a partir de 1º de setembro de 2009, de 3 a 24 de novembro de 2009, de 2 de fevereiro a 4 de março de 2010, de 4 de março a 3 de abril de 2010, e de 6 de abril a 6 de maio de 2010, de 6 de maio a 5 de junho de 2010, sem convocação de suplente.

Ressaltamos ainda que todos os pedidos de afastamento e as faltas decorrentes do tratamento foram justificadas com exames e relatórios médicos, que regimentalmente são enviadas ao Departamento Médico da Câmara – setor responsável por averiguar a veracidade das justificativas. E lembramos que o problema não impedirá que prossiga atuando na Câmara, caso seja reeleito.

Resumo (disponível para consulta pública no site da Câmara dos Deputados):

Total de dias com sessões deliberativas realizadas na legislatura: 400
Total de dias com presença nas sessões deliberativas 293 (73,3%)
Total de dias com ausências justificadas em sessões deliberativas 90 (22,5%)
Total de dias com ausências não justificadas em sessões deliberativas 17 (4,3%)

Abaixo, os dados relativos a 2010:

Total de dias com sessões deliberativas realizadas em 2010: 59
Total de dias com presença nas sessões deliberativas: 7 (11,9%)
Total de dias com ausências justificadas em sessões deliberativas: 46 (78,0%)
Total de dias com ausências não justificadas em sessões deliberativas: 6 (10,2%)

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Paula Sholl)

Nenhum comentário: