1 de set. de 2010

Combate à criminalidade

João Campos cobra fortalecimento das polícias Civil e Federal

Integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, o deputado João Campos (GO) recebeu representantes das entidades nacionais dos delegados de polícia que se reuniram nesta quarta-feira (1º), em Brasília-DF, para pedir mais atenção à Polícia Judiciária. Em carta entregue à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Justiça e aos principais candidatos à Presidência da República, a classe demonstrou a insatisfação com o tratamento dispensado pelos governos à Polícia Federal e às polícias civis dos estados e do Distrito Federal.

João Campos defendeu o fortalecimento das instituições como forma de combater a criminalidade e trazer mais segurança para a sociedade. “A Polícia Federal e a Polícia Civil precisam ser fortalecidas para impedir que a impunidade se alastre no país. Se essa polícia processante, que vai fazer com que o Poder Judiciário possa atuar, não tiver condições de operar adequadamente na repressão à violência e à criminalidade, a impunidade vai crescer”, destacou.

O tucano disse que as corporações tem sido enfraquecidas. Ele defendeu a reforma do Código Processual Penal para modernizar o inquérito policial e facilitar a atuação das autoridades na busca da prova para o indiciamento dos delinquentes. “Essa ausência de preocupação do Legislativo e de medidas que busquem alterar a Constituição para fortalecer as polícias faz com que essas instituições se sintam enfraquecidas no enfrentamento do crime. Com uma polícia forte, o bandido se torna fraco. Com polícias fracas, o crime toma conta”.

As principais reivindicações dos delegados são a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis e da Lei Orgânica da Polícia Federal, a reinserção constitucional da categoria como carreira jurídica, a reestruturação administrativa dos órgãos de polícia judiciária, além de uma remuneração justa para a classe. João Campos explicou que não se tratam de propostas corporativas, mas em prol da sociedade. “O fortalecimento da polícia judiciária significa maior segurança e proteção para o cidadão e maior eficácia na área criminal”, disse.

O deputado defendeu ainda a fixação de percentuais do Orçamento para aplicação obrigatória na segurança, a exemplo do que acontece com a saúde e a educação. Segundo ele, não há como estabelecer um planejamento estratégico sem essa vinculação. “Enquanto não tivermos esse financiamento não avançaremos, teremos polícias sucateadas e policiais não valorizados. Isso é ruim para quem deseja uma segurança pública forte e que dê respostas que a sociedade deseja”.

João Campos afirmou que a situação atual é insustentável e cobrou mudanças. “Não há como combater o crime e a violência sem dinheiro. O crime organizado é uma das atividades econômicas ilícitas que mais movimenta dinheiro no mundo, principalmente o tráfico de drogas e de armas. As polícias não têm como enfrentar isso sem dinheiro. É um contrassenso”, concluiu.

A mobilização foi organizada pelas Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol). O evento contou com a participação de delegados de Polícia Civil e da Polícia Federal de todo o Brasil.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o "Conexão Tucana"

Nenhum comentário: