24 de ago. de 2009

Descaso

Urzeni Rocha critica políticas federais para a Amazônia

Em pronunciamento, o deputado Urzeni Rocha (RR) fez nesta segunda-feira uma análise sobre a política do governo federal na região amazônica. Segundo o tucano, a presença do Estado nas regiões de fronteiras é quase zero e os discursos feitos sobre a Amazônia se resumem apenas à proteção ambiental, mas também não partem para as ações práticas. De acordo com Urzeni, até mesmo o Programa Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo governo com o intuito de desenvolver e preservar a região, até hoje não saiu do papel.

Desentendimentos - “A verdade é que não ouvimos falar dos investimentos e da presença do Estado na garantia de preservação do nosso território nessa região malcuidada pelo governo”, lamentou o deputado. Para ele, o descaso federal com o PAS é resultado dos desentendimentos do próprio governo com seus ministros, o que provoca atrasos para a região. De acordo com Urzeni, se realmente saísse do papel, o projeto levaria dignidade e respeito aos mais de 25 milhões de brasileiros que vivem nos estados da região Norte.

O parlamentar pelo estado de Roraima alertou para a importância da Amazônia e afirmou que a região deve ser levada em conta nas decisões nacionais. “Evidente que isso passa por um planejamento e por políticas públicas que realmente a tratem com seriedade e coragem de fazer dali uma região promissora e, ao mesmo tempo, cuidando das questões ambientais”, enfatizou.

Rocha também criticou o governo federal pelo contingenciamento dos recursos da Suframa, que já ultrapassam os R$ 800 milhões. De acordo com ele, ao barrar o uso dessas verbas mais uma vez o governo demonstra sua despreocupação com a Amazônia. O tucano alertou para a importância de se cobrar debates com os candidatos à Presidência da República em 2010 sobre o futuro da região. “Só assim poderemos garantir uma mudança de atitude em relação à Amazônia”, destacou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: