24 de ago. de 2009

Protesto

Sérgio Guerra defende saída da oposição do Conselho de Ética


O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), defendeu nesta segunda-feira a saída da oposição do Conselho de Ética por entender que o colegiado está descaracterizado e não consegue cumprir o seu papel. O abandono da oposição seria um protesto contra o arquivamento das 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ocorrido semana passada.

Debate - Antes de formalizar a decisão, o tucano quer discutir a ação de protesto com os líderes do PSDB e do DEM no Senado, Arthur Virgílio (AM) e José Agripino (DEM-RN). Os dois partidos têm cinco integrantes no colegiado. Ainda de acordo com Guerra, o movimento seria um "mero protesto", visto que o trabalho do conselho no caso Sarney já foi realizado. "O Senado não deu respostas à sociedade. Esse colegiado, na forma como está, é o símbolo do que não deve haver", afirmou à Folha Online.

Sobre uma eventual extinção do Conselho - objeto de projeto em discussão nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) -, o senador considerou necessário discutir o assunto com calma. Ainda segundo o parlamentar, é fundamental buscar saídas para a crise ética na Casa. "Temos que nos sentar e montar um programa para o Senado. Temos que apresentar uma estratégia para enfrentar essa questão. Quem tem responsabilidade pública deve adotar um caminho para sair do buraco", apontou. (Da redação com agências/ Foto: Ag. Senado)

Um comentário:

Anônimo disse...

Já deveriam ter saido há muito tempo! Deixem de legitimizar esse conselho.