24 de ago. de 2009

Pela transparência

Comissão lança rede para acompanhar gastos com a Copa de 2014

Durante audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) nesta terça-feira, às 14h30, será lançada a rede de informações que fiscalizará e controlará os gastos públicos destinados à organização da Copa do Mundo de 2014. Presidente do colegiado, o deputado Silvio Torres (SP) destacou que a principal finalidade do projeto é garantir transparência total e controle dos gastos.

Somando esforços - O parlamentar afirmou ainda que está somando esforços para evitar que se repita com a organização da Copa o mesmo desperdício ocorrido com os jogos Pan-americanos do Rio de janeiro em 2007. Segundo ele, o país terá, com o principal torneio mundial de futebol, uma grande oportunidade de crescimento, a exemplo do que tem acontecido com outras nações que receberam os jogos nos últimos anos. Por isso a importância da ampla fiscalização.

Além da rede, que contará com a participação de presidentes dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e Municípios que sediarão os jogos e os presidentes da Câmara e do Senado, a comissão também possui uma subcomissão especial para fiscalizar os recursos destinados à Copa, presidida pelo deputado Rômulo Gouveia (PB), um dos que pediram a criação da rede, ao lado de Torres e Paulo Rattes (PMDB-RJ). “A rede irá acompanhar a execução orçamentária para a organização e a realização do Mundial de Futebol, praticando um intercâmbio de informações sobre a aplicação dos recursos”, completou Torres.

Devem participar da reunião de amanhã o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar; presidentes de tribunais de contas estaduais e municipais, além do senador Renato Casagrande, presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. Já na quinta-feira, em nova audiência, a CFC deve debater as condições da cidade de São Paulo para sediar a Copa. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: