24 de ago. de 2009

Educação

Papaléo Paes pede mais escolas técnicas no país

O senador Papaléo Paes (AP) defendeu mais investimentos em escolas técnicas de nível médio, argumentando que as empresas enfrentam dificuldades para contratar pessoal técnico. O tucano observou que, infelizmente, ao mesmo tempo em que há falta desses técnicos, sobram nas universidades cursos que não atendem à necessidade do mercado de trabalho.

Falhas - Números do Censo Escolar de 2006, conforme Papaléo, comprovam sua reivindicação. Do total de cursos de ensino médio do país, apenas 7% correspondem a cursos técnicos. Em países desenvolvidos e em muitos países em desenvolvimento, a proporção de cursos técnicos vai de 50% a 70%, acrescentou.

O senador criticou o Ministério da Educação, que teria falhado ao fiscalizar a aplicação de R$ 257 milhões do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), entre 1998 e 2007. De acordo com a "Folha de S. Paulo", os recursos foram liberados para entidades comunitárias que iriam construir, ampliar e equipar escolas técnicas, sob a condição de oferecerem gratuitamente metade de suas vagas. No entanto, de 98 entidades beneficiadas, apenas uma cumpriu integralmente o contrato com o ministério.

"Também é impressionante que apenas 20 entidades tenham cumprido seus contratos parcialmente. Isso significa que outras 77 entidades nada cumpriram. O Ministério da Educação falhou na sua fiscalização. É angustiante constatar que poderiam ter sido construídas 50 escolas federais com esse dinheiro", lamentou. (Da Agência Senado/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: