10 de ago. de 2009

Esclarecimentos

Guerra estranha a divulgação de denúncia sobre viagem

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que, se for constatada qualquer irregularidade no pagamento de diárias a sua filha, devolverá imediatamente o dinheiro ao Senado. O tucano disse estranhar, no entanto, que passados dois anos do caso, nunca tenha recebido qualquer comunicado neste sentido e que, agora, o assunto venha à tona.

Não houve irregularidades - Por acompanhar o pai em viagem aos Estados Unidos para um tratamento de saúde, a filha do senador, Helena Guerra, teria recebido diárias do Senado no valor de R$ 4.580. A matéria foi publicada na "Folha de São Paulo".

Em nota divulgada hoje, o diretor da Secretaria de Controle Interno, Eduardo Torres, esclarece que não houve cobrança por "não remanescer dúvida quanto à licitude, haja vista a configuração de imperiosa necessidade de acompanhar o agente público em viagem".

Uma decisão da Mesa Diretora, segundo a nota, prevê o pagamento de despesas durante viagem a pessoa que, "não possuindo vínculo com a Administração Pública Federal, seja convidada a prestar serviços ou participar de eventos, em caráter temporário, eventual ou emergencial relacionados a atividades para as quais o Senado Federal não disponha de servidor habilitado".

O senador disse ainda que Helena o acompanhou durante cinco dias na viagem aos Estados Unidos em busca do diagnóstico para um problema no intestino. Ele defendeu o acompanhamento de sua filha dizendo que ela era a pessoa "mais indicada" para viajar com ele naquele momento. "Eu estava bastante doente, havia vários diagnósticos no Brasil e fui recomendado a consultar um médico americano sobre um câncer no intestino", relatou. "O fato concreto é que viajei por motivos médicos. Não fiz nada de ilegal. A solicitação foi feita conforme as instruções do Senado e a aprovação foi dada da mesma maneira", destacou. (Da redação com Agência Tucana e UOL)

Nenhum comentário: