Tucanos vão cobrar explicações sobre uso do Tamiflu
Os parlamentares do PSDB vão usar a comissão geral da Câmara da manhã desta terça-feira para pedir explicações ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre o uso de Tamiflu, um medicamento antiviral que está sendo aplicado em vários países no combate à nova gripe (H1N1).
Há estoques? - As autoridades médicas afirmam que o uso do fármaco nas primeiras 48 horas ajuda na recuperação dos doentes. No entanto, ainda há dúvidas sobre os efeitos colaterais do medicamento no caso de crianças.
Segundo o primeiro secretário da Câmara, deputado Rafael Guerra (MG), Temporão será obrigado a explicar, por exemplo, se ainda há estoques do medicamento suficientes para atender a população. "O governo mente ao dizer que possui medicamentos para todos", afirmou. Guerra - que é médico e ajudou a implantar um conjunto de medidas na Câmara para conter o avanço do novo vírus - levantou uma série de dados sobre o tema e pretende levá-los para o debate marcado para as 10h no plenário Ulysses Guimarães.
Uma operação já foi montada para ajudar os funcionários e os mais de 100 mil visitantes da Câmara a ter informações confiáveis sobre os sintomas da nova gripe. Além do suporte da equipe do Departamento Médico da Casa, recipientes com álcool gel, para higienização das mãos, foram instalados em locais de grande concentração, como restaurantes. Os médicos recomendam ainda evitar aglomerações e manter as mãos sempre higienizadas até o controle da epidemia. O debate em plenário sobre o controle da nova gripe foi sugerido pelo líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP). (Reportagem: Gustavo Bernardes/ Foto: Ag. Câmara)
Leia também: Congresso Nacional discute gripe suína amanhã a pedido do PSDB
10 de ago. de 2009
Debate na Câmara
Marcadores:
Rafael Guerra
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário