4 de ago. de 2009

Recorde negativo

Aníbal: queda da indústria mostra incompetência do governo

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), afirmou nesta terça-feira que o baque da indústria nos primeiros seis meses do ano é mais uma prova da incompetência do governo Lula. Segundo dados do IBGE divulgados ontem, a produção no setor despencou nada menos que 13,4% na comparação com o mesmo período do mês anterior - um recorde absoluto em 34 anos. "Além de não ter aproveitado a bonança internacional de anos anteriores à crise, este governo não soube enfrentá-la", avaliou.

Ações limitadas - Economista, Aníbal lastimou as perdas geradas ao país em função da falta de planejamento e de ação do governo do presidente Lula. "Para enfrentar a crise, foram adotadas somente políticas setoriais, e não aquelas de alcance macroeconômico que poderiam promover o crescimento e gerar empregos", apontou.

Em relação à indústria automobilística, Aníbal afirmou que o incentivo fiscal do governo foi apenas um colchão que se desmanchou rápido e não impediu a queda do setor - 23,6% no semestre. Segundo o deputado, os resultados da indústria comprovam que o Brasil, sob o comando do presidente Lula, não está se preparando para a competitividade que o mundo viverá principalmente depois da crise econômica. "Eles não têm política de incremento à produtividade", lamentou.

Outros aspectos que colocam a incompetência à mostra são a lentidão do PAC e a queda das exportações brasileiras, aponta Aníbal. "A ação do governo deixa mesmo a desejar", afirmou . Ele contou que recentemente esteve em Franca (SP), um pólo calçadista onde há dez mil sapateiros desempregados. (Da redação com Agência Tucana/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: