4 de ago. de 2009

Carências múltiplas

Papaléo Paes critica assentamentos do Incra no Amapá

Em pronunciamento, o senador Papaléo Paes (AP) criticou a forma com que os assentamentos rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foram adotados no interior do Amapá - sem planejamento e em locais servidos por estradas vicinais precárias que prejudicam o escoamento da produção agrícola local. Durante o recesso parlamentar, o tucano visitou diversos municípios do Amapá, entre eles a localidade de Tartarugalzinho, a 220 quilômetros de Macapá, a capital do estado.

"Os loteamentos foram feitos dentro da selva, quando temos áreas no cerrado que poderiam ser aproveitadas sem maltratar a mata virgem. Faltam estradas para o escoamento da produção", alertou. Papaléo disse que os moradores dos assentamentos sofrem ainda com a ausência de assistência a saúde e com postos de atendimento médico que não funcionam.

Outra questão que vem prejudicando a população dos loteamentos é a indefinição sobre o responsável pela prestação de assistência técnica aos assentados. "As pessoas estão completamente abandonadas pelo poder público. É até difícil para o governo do Amapá entrar nos assentamentos por causa de questionamento do Incra, que administra os loteamentos", apontou em seu discurso. (Da redação com Ag. Senado/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: