21 de set. de 2009

Revolução Farroupilha

Ruy Pauletti cobra mais atenção do governo federal com o RS

O deputado Professor Ruy Pauletti (RS) participou nesta segunda-feira de sessão solene realizada pela Câmara em homenagem aos 174 anos da Revolução Farroupilha. Em seu pronunciamento, o tucano destacou os ideais do povo gaúcho e cobrou mais atenção do governo Lula com o estado. Segundo Pauletti, o Rio Grande do Sul está esquecido pelo Planalto e ainda precisa de avanços importantes. De acordo com o parlamentar, o RS apenas continua entre os mais desenvolvidos do país em virtude da garra e do trabalho de seu povo e a dedicação do governo estadual, comandado por Yeda Crusius.

Milagres diários - “Temos feito milagres no estado quase todos os dias. Quem não tem o direito de ignorar o Rio Grande é o governo federal que, às vezes, se dedica a resolver os problemas do resto do país e concede benesses até a outros países, mas nos esquece e ainda nos cobra crescimento sem dar o devido auxílio”, apontou.


De acordo com Pauletti, o empreendedorismo e o turismo no estado têm um importante papel, alavancando a economia. E para ele, a comemoração pela Revolução Farroupilha é um momento para lembrar também outros importantes destaques da vida socioeconomica gaúcha, como a elevada renda per capita e uma das melhores qualidades de vida do país. Entre os desafios a serem superados, o tucano destacou a necessidade de melhorar a infraestrutura rodoviária, ferrovias, navegação fluvial e aeroporto de cargas.

Para o deputado do PSDB, assim como ocorreu durante a revolução, o Rio Grande hoje clama por atenção e continua sendo essencial para o desenvolvimento do país. A também chamada "Guerra dos Farrapos" foi a maior guerra civil brasileira e durou de 1835 a 1845. Inicialmente com caráter republicano e não separatista, acabou por tornar o RS independente por alguns anos e influenciar outras revoltas pelo país. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: