30 de out. de 2009

Prevenção

Rita Camata cobra ações contra o tráfico e o uso de drogas

A deputada Rita Camata (ES) cobrou das gestões estaduais e do próprio Parlamento medidas para conter o tráfico e prevenir o uso de drogas. A parlamentar criticou a morosidade dos governos no combate a esses problemas e destacou que apenas com um trabalho bem articulado será possível reduzir os índices de violência e criminalidade.

Políticas dignas - “Todo trabalho de repressão feito até agora mostrou-se ineficiente. Faltam políticas públicas de prevenção”, alertou. A deputada lembrou que, só neste ano, mais de 500 mães denunciaram seus filhos no Espírito Santo por não terem condição de conviver com eles devido aos problemas causados pela dependência de drogas. “Poucos conseguem leitos em hospitais quando tem surtos devido o uso dos narcóticos. Esses leitos são insuficientes e a maioria desses jovens acaba entregue às famílias ou às ruas”, lamentou em pronunciamento na tribuna da Câmara nesta quinta-feira (29).

A propaganda de bebidas alcoólicas, segundo Camata, também deveria voltar a ser analisada pelo Congresso, pois incentiva o consumo e contribui para que as crianças tenham contato com o álcool. “Essa é a porta de entrada para o crack, a cocaína, a maconha e tantas outras drogas de fácil acesso e que comprometem milhões de jovens”, alertou. "Precisamos por fim ao populismo e ao assistencialismo e passarmos a oferecer políticas dignas para que o povo possa, pelas próprias mãos, ter seu salário e dignidade e ficarem longe das drogas”, completou.

A deputada pediu aos pares que contribuam com iniciativas capazes de aperfeiçoar a política preventiva no Brasil e também de recuperar os jovens que hoje são dependentes. Segundo ela, é preciso que haja ainda uma punição severa aos que movimentam milhões às custas de milhões de jovens brasileiros. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: