Os deputados Duarte Nogueira (SP) e Rogério Marinho (RN) criticaram nesta segunda-feira (19) a atuação do presidente Lula durante sua ida ao sertão do Nordeste para monitorar as obras da transposição do rio São Francisco. Acompanhado por uma ampla comitiva que ficou hospedada em um acampamento de luxo em Pernambuco – com direito a uísque e outras iguarias pagas com dinheiro público -, Lula aproveitou para subir no palanque e até mesmo atuar como animador de auditório.
Quanto foi gasto? - Foi o que ocorreu na cerimônia de distribuição de 55 casas à comunidade em uma zona rural próxima de Salgueiro (PE), onde o próprio presidente comandou o sorteio e teve um atuação digna de Silvio Santos, como comparou o jornal "Correio Braziliense". “Ele agiu como animador e aproveitou para continuar sua campanha política para a ministra Dilma Rousseff, porque não tinha o que inaugurar nas obras de transposição do São Francisco", apontou Nogueira.
O tucano lembrou que a campanha política, segundo a Justiça Eleitoral, só pode começar em julho de 2010. Além de reprovar a antecipação, o tucano lamentou o mau uso do dinheiro público por parte do Palácio do Planalto. Segundo ele, a caravana poderia ter se hospedado em um hotel em vez de montar um acampamento de luxo. "Gastaram tubos de dinheiro para montar um verdadeiro castelo no meio do sertão nordestino”, contestou Duarte, que considerou patética a cena de Lula pescando com roupa esporte "como se o PAC estivesse às mil maravilhas".
Já a ministra Dilma, cada vez mais, tem ajustado seus compromissos a planos eleitorais. Além de visitar festas religiosas como o Círio de Nazaré - a título de viagem oficial -, tem passado boa parte da semana a tiracolo do presidente, que não esconde a disposição de escancarar a campanha antecipada.
“O presidente tem feito um enorme esforço para alavancar a candidatura Dilma, mas sem sucesso. É preocupante ver uma caravana custeada por recursos públicos e, para piorar, Lula ainda diz que a 'oposição não tem o que fazer'. Em vez de ficar viajando constantemente, o presidente deveria estar em Brasília administrando o país”, cobrou Marinho. Nesta terça-feira, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), deve apresentar requerimento à Casa Civil cobrando esclarecimento sobre os gastos do governo com a caravana do presidente. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara)
Um comentário:
Sim...ótimo que tenham manifestado-se...mas, e dai ?
Deixaram o País todo estar aparelhado e tais reclamos parecem
de criança mimada...são inócuos,
servem apenas para marcar presença !
Com o congresso " adequado", forças armadas e judíciário aparelhados .. imprensa filiada a CUT,..tristeza!!!!
Postar um comentário