1 de out. de 2009

Crise em Honduras

Emanuel: "Tenho forte convicção de que o governo brasileiro está mentindo"

O deputado Emanuel Fernandes (SP) não acredita que o Itamaraty tenha sido surpreendido com o pedido de abrigo do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, à embaixada brasileira naquele país. Para o tucano, o governo agiu com ousadia irresponsável e agora se encontra numa saia justa. “Tenho a forte convicção de que o governo brasileiro está mentindo nessa questão de Honduras”, afirmou em pronunciamento nesta quinta-feira. Emanuel desconfia da explicação do Planalto de que foi surpreendido ao saber meia hora antes que Zelaya estava em Tegucigalpa e queria abrigo na Embaixada do Brasil.

População quer explicações - O parlamentar enumerou duas hipóteses plausíveis em relação ao que de fato pode ter ocorrido na embaixada. “Das duas uma: ou Hugo Chávez e Zelaya foram irresponsáveis ao planejar um perigoso retorno do presidente deposto a Tegucigalpa sem pensar no próximo passo e jogaram o problema no colo do Brasil. A outra possibilidade é o conhecimento do governo brasileiro dessa situação. Acredito mais na segunda hipótese, pois se tivesse sido pego de surpresa, com certeza o presidente Lula teria dado um pito em seu colega venezuelano. Mas não foi isso que aconteceu”, apontou.

O tucano afirmou que a diplomacia brasileira vive um momento complicado por causa da atitude tomada por Lula em relação a Zelaya. Para ele, resta agora à gestão petista se retratar e explicar ao país o que realmente aconteceu. “O governo brasileiro, ao que tudo indica, não foi surpreendido. Mentir é uma coisa séria em termos de diplomacia. O Itamaraty deve uma explicação a todos os brasileiros, uma vez que foi ousado em alterar a nossa política externa que, ao longo dos anos, sempre foi uma política cautelosa”, apontou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, sou leiga, porém desde o inicio
de toda esta tramoia que o governo
enrolou, o Brasil.
Os companheiros, acharam que o estaria olhando para os governantes,pois os mesmos estavam todos reunidos, naquele momento
assim seria mais fácil chamar ateção do mundo para o problema que esta ocorrendo no monento em HONDURAS.
Os olofortes, estaria todos focados
para a volta do presidente, deposto,era assim mais fácil chamar atenção do mundo.
Mais, pelo que estou percebendo, o que conseguiram, foi tumultua, o que já estava resolvido.