22 de out. de 2009

Crise em Honduras

Eduardo Azeredo cobra definição sobre asilo a Zelaya


O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Azeredo (MG), cobrou nesta quinta-feira (22) uma solução do Itamaraty para a situação do presidente deposto de Honduras, Manoel Zelaya, que há mais de um mês ocupa a embaixada brasileira em Tegucigalpa. Para o tucano, o Brasil não pode mais aceitar que a representação do país seja usada politicamente.

Asilo - "A embaixada chegou a ter 300 pessoas lá dentro. Esse número foi diminuindo, mas estacionou em algo em torno de cinqüenta. Reportagens mostradas na televisão brasileira, de alguma maneira, constrangeram a todos nós, porque mostraram que os bens brasileiros, os dados brasileiros, estavam confinados atrás de uma porta e o Presidente Zelaya instalado na sala do embaixador", reprovou.

Na avaliação de Azeredo, o abrigo se transformou numa situação de fato, vai se estendendo e o Itamaraty deveria, pela tradição diplomática, conceder asilo a Zelaya no Brasil. O senador observou que o "abrigo" não é uma figura claramente definida juridicamente. "São 30 dias em que o Brasil não tem a embaixada em suas mãos. Ela está nas mãos do presidente Zelaya e sua equipe. Enquanto isso, nosso embaixador em Honduras está no Rio e assumirá em breve em Antigua e Barbuda sem que hajá uma definição sobre essa questão", completou. (Da redação com Ag. Senado/Foto: José Cruz)

Nenhum comentário: