17 de dez. de 2009

Alternativa ao SUS

Cooperativismo é alternativa para planos de saúde, defende Hauly


As cooperativas são uma forma de diminuir a concentração de renda. Com a grande maioria enquadrada no parâmetro de micro e pequena empresa, elas necessitam ser fortalecidas e ganhar força para enfrentar o poderio – nacional e internacional – representado pelos planos de saúde globalizados. Essa foi a tese defendida pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR) em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Aliado do SUS - A reunião debateu a viabilidade econômica dos planos de saúde das cooperativas médicas. Hauly afirmou ser o cooperativismo na área de saúde um aliado do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender os milhões de brasileiros que não conseguem assistência na rede pública. “O SUS não consegue atender 193 milhões habitantes”, alertou.

Um dos formuladores da legislação que criou o sistema único, Hauly disse que o pensamento do legislador ao estruturar essa forma universal de atendimento previa que metade da população seria atendida pelos planos de saúde. Hoje, as cooperativas de saúde ocupam percentual ainda pequeno.

Uma preocupação do deputado Hauly é que a Agência Nacional de Saúde (ANS) desvirtue a atuação das cooperativas médicas. Ainda segundo o tucano, o movimento econômico gerado pelas cooperativas de saúde, formada pelos médicos brasileiros, retorna em benefício da população. (Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: