17 de dez. de 2009

Negociações lentas

Em Copenhague, Tripoli critica postura de países ricos

Presente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), na Dinamarca, o deputado Ricardo Tripoli (SP) lamentou profundamente nesta quinta-feira que as negociações estejam avançando de forma lenta.

ONGs desprezadas - "É latente a falta de interesse de países como os Estados Unidos e a China. A impressão é de que os líderes das nações ricas não querem se comprometer, muito menos assumir metas concretas e investimentos financeiros que possam minimizar os impactos do aquecimento global", observou. "Infelizmente, até o momento, o resultado das negociações está muito longe do satisfatório. Do jeito que as discussões acontecem, corremos o risco de sair daqui com um documento meramente político", alertou.

O parlamentar paulista também criticou a organização da COP 15 por não destinar a devida relevância ao trabalho das Organizações Não Governamentais (ONGs) que participam da conferência. "Infelizmente o trabalho e esforço das ONGs está sendo desprezado. A ONU e o governo dinamarquês não estão levando em consideração o importante papel que essas instituições representam na defesa e preservação do meio ambiente. Relatórios e pesquisas elaboradas por elas estão sendo simplesmente ignorados", rechaçou.

Ainda segundo ele, os ativistas ambientais estão sem espaço, "debaixo de chuva", "no relento". "Não é justo que isso aconteça", reclamou, ao relembrar que em 1992, quando participava da ECO-92, no Rio de Janeiro, manifestações pacíficas de ativistas ambientais ocorriam livremente. Tripoli ainda atentou que embora a COP 15 termine amanhã, os negociadores ainda não chegaram a um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Kyoto depois de 2012. (Da assessoria do deputado/Foto: divulgação)

Leia também:

COP 15 precisa mudar de rumo para obter bons resultados, diz Thame

Nenhum comentário: