9 de dez. de 2009

Bem vital

Brasil não prioriza debate sobre recursos hídricos, alerta Marisa Serrano

A senadora Marisa Serrano (MS) questionou a falta de prioridade para o debate sobre recursos hídricos no Brasil. Segundo ela, é preciso saber conservar e usufruir corretamente a água no país, pois esse é um bem vital, com uso nas mais diversas áreas, como transporte, geração de energia, agricultura e indústria. “Precisamos discutir com mais propriedade e frequência sua melhor utilização. Se o nosso país é rico em recursos hídricos, como não vamos fazer disso uma prioridade?”, questionou.

Fórum das Américas - Durante discurso em plenário, a tucana destacou sua participação em encontro sobre recursos hídricos ocorrido entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em San Jose, na Costa Rica. Segundo ela, a reunião das Américas em seguimento ao V Fórum Mundial da Água buscou encontrar as prioridades do continente americano e Caribe para os próximos três anos, quando ocorrerá o VI Fórum Mundial da Água, na França.

A parlamentar destacou o lançamento do Fórum da Água das Américas, cujo objetivo é harmonizar as políticas de conservação, desenvolvimento sustentável e utilização dos recursos hídricos. “Pretendemos levar o Fórum das Américas mais fortalecido para o próximo encontro mundial”, afirmou.

A senadora tucana informou que o evento de Costa Rica teve a participação de mais de 80 pessoas de 17 países das Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe. Ela ressaltou, no entanto, que apenas três países (Brasil, México e Costa Rica) têm políticas nacionais de recursos hídricos. “É muito pouco para as Américas”, lamentou.

Marisa citou a capacidade de hidrovias como a dos rios Madeira e Paraguai e lamentou que, no Brasil, o transporte de cargas ainda seja feito basicamente por via terrestre. “Precisamos usar mais nosso potencial hídrico. Não entendo porque o país que tem a maior possibilidade de hidrovias do mundo ainda escoa a maioria de sua produção por rodovias”, alertou. (Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: