18 de dez. de 2009

Decisão unânime

TSE fez justiça ao absolver governador de Roraima, diz Urzeni Rocha


O deputado Urzeni Rocha (RR) comemorou a absolvição do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na decisão tomada na última quarta-feira (16), o tucano foi absolvido por unanimidade das acusações de abuso de poder econômico e de compra de votos nas eleições de 2006.

Recepção calorosa - Para Urzeni, o resultado favorável já era esperado. “A justiça foi feita. O governador provou que não houve nenhuma infração ao processo eleitoral e, com isso, restabeleceu a normalidade jurídica da eleição de 2006. O TSE referendou uma decisão já tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral”, explicou o deputado nesta sexta-feira (18).

Os ministros chegaram à conclusão de que não houve crime eleitoral, além de constatarem a inexistência de provas que pudessem incriminá-lo. “As acusações imputadas a Anchieta foram frutos do desespero daqueles que perderam a eleição. O governador foi eleito com 64% dos votos e essas denúncias tinham o objetivo de burlar o resultado das eleições. A decisão da Justiça reflete o resultado claro dado pela população de Roraima nas urnas”, explicou Urzeni.

Anchieta Júnior assumiu o governo de Roraima em 2007. Ele era vice na chapa à reeleição encabeçada por Ottomar Pinto (PSDB), que morreu naquele ano. Como as denúncias do MP foram feitas contra Ottomar, quando Anchieta o substituiu passou a responder ao processo iniciado por procuradores junto ao TRE em Roraima. O tribunal já tinha absolvido o tucano, mas o Ministério Público recorreu da decisão ao TSE. Segundo o ministro Fernando Gonçalves, relator do processo em Brasília, as ações não foram eleitoreiras.

Também na avaliação de Anchieta, "houve Justiça". "O TSE praticamente seguiu o que já havia sido decidido no âmbito estadual e, mais uma vez, foi comprovada a falta de fundamento das denúncias", apontou.

Urzeni lembrou que esse processo político trouxe instabilidade ao estado nos últimos três anos. “A indefinição política gerou instabilidade administrativa, insegurança e divergências do ponto de vista da governabilidade. Vivíamos uma situação que prejudicava muito o estado”, lamentou.

Segundo o tucano, agora Roraima vive um cenário diferente. “O governador voltou ontem e foi recebido pela população com uma carreata. O povo queria ver o governador eleito no seu cargo”, destacou Urzeni. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Gilberto Nascimento)

Nenhum comentário: