18 de dez. de 2009

Maniqueísmo absurdo

Deputados condenam estratégia adotada pelo PT em propaganda

Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Bruno Rodrigues (PE) rechaçaram nesta sexta-feira (18) críticas feitas pelo PT ao governo Fernando Henrique em propaganda eleitoral veiculada na TV. A estratégia da peça é a mesma que deve ser adotada na campanha eleitoral de 2010: estabelecer um confronto plebiscitário por meio de um discurso maniqueísta e que tenta dividir o país ao meio, usando categorias como "bons e maus" e "ricos e pobres".

Marca típica dos petistas - Para os deputados, o caminho adotado pelo partido apela para a mentira e tem a marca típica do PT. No entanto, os parlamentares acreditam que a população conhece os fatos e não se deixará enganar. De acordo com Pannunzio, a propaganda realizada com comparações duvidosas e equivocadas é típica de governos totalitários.

“Não nos causa surpresa esse tipo de atitude vinda do PT. Para eles, quem os apoia é do bem, e quem não está com eles é do mal. Trata-se de algo típico de quem não tem propostas a fazer", reprovou. Segundo ele, os petistas atuam dessa forma porque não podem admitir que não conseguiram colocar suas propostas originais em prática; defendem a censura, o controle da informação e o inchaço da máquina pública; além de terem se aproveitado do legado deixado pela gestão FHC.

Para o tucano, o governo age de má fé ao tentar explorar uma imagem negativa e mentirosa do PSDB. “Todo esse populismo e uso barato da oratória é para enganar o povo mais uma vez. Mas o povo tem bastante consciência da realidade e as pesquisas já tem mostrado isso”, afirmou.

Já Rodrigues acredita que além de tentar passar ao povo falsas verdades, o governo Lula tem se aproveitado da situação e posição que ocupa para isso. “Por ter índice elevado de popularidade, o presidente acha que pode dizer qualquer coisa e enganar o povo. Essa divisão feita por eles não passa de uma enganação desonesta de um governo que faz uso da máquina pública para pregar a mentira”, condenou o tucano.

O deputado também confia na população e acredita que os eleitores saberão fazer a escolha certa nas urnas. “O brasileiro não é bobo e sabe que quem começou a maioria dos programas que hoje o PT usa como suas vitrines foi o governo do PSDB”, destacou. A condenação a essa estratégia palaciana também foi feita por lideranças tucanas como o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: