O deputado Ricardo Tripoli (SP) manifestou nesta quinta-feira (10) preocupação com o início das negociações entre os líderes mundiais que participam da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15).
Divulgação precipitada - Durante reunião com parte da delegação do Congresso Nacional que irá a Copenhague, o parlamentar paulista alertou para o clima de desconfiança gerado após a divulgação de um documento elaborado pelo governo dinamarquês.O texto, divulgado ontem pelo jornal britânico "The Guardian", estabelece limites desiguais de redução das emissões de gás carbônico que favorecem os países mais ricos.
O documento também sugere que o Banco Mundial administre os recursos destinados ao controle da temperatura do planeta, o que diminuiria a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) na discussão sobre o aquecimento global.
Tripoli ressaltou que o teor do documento pode ameaçar o clima de otimismo neste início da conferência, que vai até o próximo dia 18. O deputado também argumentou que a divulgação precipitada do texto motivou a insatisfação dos ambientalistas e das nações em desenvolvimento que participam do encontro. (Texto e foto: assessoria do deputado)










Nenhum comentário:
Postar um comentário