COP 15: Tripoli alerta para clima de desconfiança entre países
O deputado Ricardo Tripoli (SP) manifestou nesta quinta-feira (10) preocupação com o início das negociações entre os líderes mundiais que participam da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15).
Divulgação precipitada - Durante reunião com parte da delegação do Congresso Nacional que irá a Copenhague, o parlamentar paulista alertou para o clima de desconfiança gerado após a divulgação de um documento elaborado pelo governo dinamarquês.
O texto, divulgado ontem pelo jornal britânico "The Guardian", estabelece limites desiguais de redução das emissões de gás carbônico que favorecem os países mais ricos.
O documento também sugere que o Banco Mundial administre os recursos destinados ao controle da temperatura do planeta, o que diminuiria a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) na discussão sobre o aquecimento global.
Tripoli ressaltou que o teor do documento pode ameaçar o clima de otimismo neste início da conferência, que vai até o próximo dia 18. O deputado também argumentou que a divulgação precipitada do texto motivou a insatisfação dos ambientalistas e das nações em desenvolvimento que participam do encontro. (Texto e foto: assessoria do deputado)
10 de dez. de 2009
Mudanças climáticas
Marcadores:
Ricardo Tripoli
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário