23 de dez. de 2009

Responsabilidade

Marisa Serrano faz balanço de 2009 e salienta papel da oposição

Em pronunciamento, a senadora Marisa Serrano (MS) fez um balanço de suas atividades do Senado em 2009, destacou a aprovação de projetos importantes e salientou a participação "fundamental" da oposição para essas decisões. "Fizemos nessa Casa uma oposição responsável, que sempre defendeu o que era melhor para o país, focada no que é melhor para a sociedade, uma oposição dura, mas leal", declarou.

Sugestões legislativas - Neste ano a parlamentar apresentou 26 proposições sobre temas que afetam o dia-a-dia do povo, como segurança, acompanhamento de saúde dos alunos nas escolas, contra a pedofilia, para estimular a participação da mulher na política, entre outros, além de requerimentos de audiências públicas e pedidos de esclarecimentos ao governo.

Foram 22 projetos de lei, dois projetos de resolução e duas propostas de Emenda à Constituição: a que fortalece o papel do Tribunal de Contas da União e dos tribunais estaduais e a que cria o Fundo de Desenvolvimento de Fronteiras.


O trabalho como integrante do Parlamento do Mercosul também foi mencionado. Naquela instituição, foi possível debater as barreiras comerciais entre Brasil e Argentina, a aprovação do estatuto das cooperativas e a recomendação para incluir ensino de história da integração da América Latina na grade curricular das escolas, entre outros projetos.

Outro ponto registrado pela parlamentar em seu discurso diz respeito ao Conselho de Ética do Senado, colegiado que demandou muito trabalho este ano, em virtude da crise que atingiu a Casa no início de 2009. Serrano citou ter apresentado proposta para que a composição do Conselho se torne mais "igualitária", com a determinação de que cada partido seja representado por um de seus integrantes.

A tucana recordou ainda a crise que atingiu o Senado, com os "excessos na estrutura administrativa", e frisou que o ano termina com, pelo menos, o encaminhamento de uma proposta de reestruturação. "Só é possível melhorar com avaliação, discussão e correção dos erros. É olhando para trás que vamos construir um futuro mais ético e transparente", apontou. (Da redação com Ag. Senado/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: