25 de fev. de 2010

Conquistas em série

Ao contrário do Planalto, governo de SP tem o que mostrar na educação

O deputado Duarte Nogueira (SP) exaltou nesta quarta-feira (24) as ações do governo do estado de São Paulo na área de educação. O tucano destacou a ampliação da rede de escolas técnicas pelo governador José Serra e criticou o discurso vazio do governo federal em relação a esse setor estratégico para o país.

Multiplicação de ações - “Enquanto temos no estado um exemplo de multiplicação de ações efetivas e positivas para a educação, formação dos jovens e melhoria dos quadros, no governo federal vemos a ministra Dilma Rousseff, já candidata declarada à Presidência, exaltar coisas que não saem do papel e de maneira escancarada”, comparou em plenário.

O deputado destacou que no estado de São Paulo há hoje 168 escolas técnicas, praticamente o dobro de quando Serra assumiu, em 2007. “O governo do PSDB tem ampliado a estrutura educacional do estado. Além das escolas técnicas, houve uma grande ampliação do número de faculdades de tecnologia", exaltou.

Os números comprovam a evolução citada por Duarte. Quando Mário Covas assumiu, em 1995, eram 9 Fatecs. Ao final do governo Geraldo Alckmin, em 2006, esse número havia pulado para 26. Agora já existem 49 inauguradas por Serra e, até o final deste ano, a meta é chegar a 52. "Portanto, duplicando o número de faculdades de tecnologia e elevando o número de alunos para quase 50 mil”, afirmou.

Por outro lado, o deputado acredita que o exemplo paulista não tem sido seguido na Esplanada dos Ministérios. Ele lembra que no inicio do mês o presidente Lula foi a Minas Gerais inaugurar uma universidade que não havia sido concluída. As obras inacabadas trouxeram problemas para a região, como falta de água e déficit de professores. Para ele, esse é um exemplo do descaso do governo federal com a educação. “Os alunos dessa universidade já perceberam que as ações não saem do papel. Tanto é que protestaram durante a visita do presidente”, destacou.

Apesar de não concluir as obras anunciadas, o deputado lembra que o Ministério da Educação fez ampla divulgação e até promove inaugurações fora de hora, como ocorreu em MG. “Verificamos uma intensa e incansável publicidade, mostrando um mundo que não é a realidade”, reiterou Duarte Nogueira. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: