25 de fev. de 2010

Transportes

Macris conhece consórcio coreano para o projeto do Trem de Alta Velocidade

O deputado Vanderlei Macris (SP) participou de reunião nesta quarta-feira (24) na Embaixada da Coreia. No encontro, foi apresentado o consórcio coreano para o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) brasileiro, com a participação de autoridades e empresários brasileiros ligados ao assunto.

Disputa em aberto - Diversos especialistas e coordenadores do projeto do TAV estiveram no encontro, entre eles o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e 21 representantes do consórcio coreano.

Na ocasião, o embaixador da Coreia no Brasil, Kyonglim Choi, disse acreditar que os dois países possam desenvolver com competência a estrutura do trem rápido. Macris concordou, mas ressaltou que os demais concorrentes (China, França, Alemanha, Espanha, Japão e Itália) também já demonstraram aptidão.

“Estivemos na Coreia e conhecemos a capacidade deles. Caso ganhem a concorrência, não temos dúvidas que teremos um excelente transporte, mas o processo funciona com a disputa entre outros seis países interessados”, pondera.


O embaixador também apresentou um vídeo sobre a visão do consórcio para o TAV. Nele, os coreanos destacaram que o que o Brasil precisa, para esse projeto, são de “amigos”, que eles caracterizaram como “o melhor parceiro para o trem de alta velocidade”. (Da redação com assessoria do deputado)

Nenhum comentário: