18 de fev. de 2010

Diagnóstico precoce

Projeto de Sampaio cria programa de combate ao câncer em crianças

O deputado Carlos Sampaio (SP) apresentou neste mês projeto de lei que cria o Programa Nacional de Combate ao câncer de retina (retinoblastoma) e aos tumores embrionários. De acordo com a proposta, o governo federal deverá, por meio dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, realizar na rede pública de saúde os exames necessários para identificação dos tumores da retina ocular e de ultrassom para a detecção dessas doenças. Ainda segundo o texto, todas as crianças devem ser submetidas aos exames com quatro e com quinze meses de idade.

Evitar tratamento agressivo - Para o tucano, a criação de um programa nacional para combater essas doenças representa uma forma de cumprir o dever assegurado pela Constituição de assegurar à criança o direito à vida e à saúde. “Ao se obter o diagnóstico precoce desses tumores é possível que se faça um tratamento sem a necessidade de tratamentos agressivos como quimio e radioterapia. Trata-se de uma questão de suma importância para a saúde pública”, justificou.

Sampaio citou reportagem publicada pelo jornal "Folha de São Paulo" na qual a presidente do Centro Infantil Boldrini, Silvia Brandalise, explica que o pico dessas doenças se dá nos dois primeiros anos de vida, mas que os diagnósticos só têm ocorrido tardiamente, quando já apareceram os primeiros sintomas.“Diante dessas informações, é inegável a importância de se criar, com a máxima urgência, um Programa Nacional de Combate ao Retinoblastoma e aos chamados Cânceres Embrionários”, defendeu o tucano.

O deputado lembra que esse centro infantil localizado em Campinas (SP) é referência internacional no tratamento e combate a essas patologias. Segundo ele, a instituição atua em parceria com os governos municipal e estadual e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em um programa que consiste na realização de exames, em crianças de quatro a quinze meses de idade, com o objetivo de obter um diagnóstico precoce desses tipos de câncer.

“A exemplo desse trabalho, deve ser criado um programa nacional na rede pública de saúde. Por se tratar de algo de extremo interesse público acredito que deve ser inclusive adotado o regime de urgência para tramitação desse projeto”, defendeu. Apresentada no último dia 10, a proposta aguarda despacho para as comissões permanentes. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: