18 de fev. de 2010

Mudando para pior

Wandenkolk aponta retrocessos na política agrária do governo Lula

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) criticou nesta quinta-feira (18) o governo federal pela ausência de uma efetiva política agrária no país. Engenheiro agrônomo, o tucano avalia que a gestão Lula esqueceu as realizações do governo de Fernando Henrique Cardoso nesta área e deixou em segundo plano instrumentos capazes de transformar a realidade no campo.

Herança bendita de FHC - De acordo com o parlamentar, a reforma agrária precisa estar combinada com uma série de instrumentos que passaram a existir no governo FHC. Ele citou como exemplos o reforço no serviço de assistência técnica aos agricultores, a criação do Programa Nacional da Agricultura Familiar e a assinatura de convênios entre o Incra e as prefeituras para a abertura de estradas vicinais, dando mais possibilidades para o escoamento da produção.

Em geral, a adoção de políticas visando uma articulação em prol do desenvolvimento sustentável guiou as ações tucanas na área. Os números comprovam os avanços obtidos entre 1995 e 2002. Exemplo disso é que depois de oito anos de governo do PSDB, 635 mil famílias foram contempladas com o acesso à terra.

Já no governo petista, o deputado disse que a realidade mudou para pior. “Hoje as estradas vicinais estão intrafegáveis, o crédito virou uma moeda de troca política, as ONGs tomaram conta e a 'companheirada' está toda empregada e desviando recursos. Além disso, a assistência técnica encontra-se sucateada e os bancos sofrem para receber o ressarcimento do crédito”, enumerou.

Ainda segundo Wandenkolk, o atual governo distribui crédito sem nenhum controle. "Esse dinheiro virou alvo de corrupção e de desvio para outros objetivos, inclusive para fins eleitoreiros”, alertou. O deputado também chamou a atenção para a insegurança jurídica no campo. “O governo petista não prioriza a reintegrações de posse e não respeita determinações judiciais. Isso caracteriza uma grave ilegalidade”, lamentou.

Em relação à questão ambiental no campo, o tucano avalia que o governo Lula engessa as possibilidades concretas de desenvolvimento, não aproveita as terras já desmatadas e, ao mesmo tempo, impossibilita o agricultor familiar de produzir. “Estão vendendo as propriedades para o grande latifúndio e expulsando pessoas do campo para a periferia das grandes cidades. Isso é a reforma agrária do governo Lula, que não deu certo e nem vai dar. Espero que chegue o momento de retomarmos a possibilidade da paz do campo, com produção e geração de emprego e renda”, apontou Wandenkolk. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: