3 de fev. de 2010

1º discurso

Almeida destaca papel da oposição e promete atuação eficaz


Em seu primeiro discurso como novo líder do PSDB na Câmara, o deputado João Almeida (BA) destacou o importante papel da oposição no Congresso e lembrou que este será um ano de importantes votações na Câmara, independentemente do processo eleitoral. “Não seremos uma oposição mais dura ou mais branda. Buscaremos ser capazes de exercer o nosso papel com eficácia, em benefício do país e da democracia. Aliás, não existe este regime onde não há oposição”, apontou da tribuna nesta quarta-feira (3).

Agradecimento à bancada - O tucano recebeu o cargo do deputado José Aníbal (SP), que também saudou a escolha do parlamentar baiano para comandar a bancada em 2010. Almeida agradeceu o apoio dos colegas de bancada que o escolheram por unanimidade em dezembro último.

No pronunciamento, destacou que buscará uma boa interlocução com o governo, mas sem deixar de exercer o papel oposicionista. “A nossa responsabilidade é fiscalizar os atos do governo — todos eles, sejam realizações ou ações. E também debater os projetos que são enviados para cá, nos contrapor a essas ideias, buscar os fundamentos que as produziram e as razões pelas quais entendemos que elas não devem ser aprovadas. Esse é o nosso trabalho - o do PSDB, do Democratas e do PPS, que formam a oposição”, acrescentou Almeida (na foto, em entrevista no Salão Verde nesta quarta-feira).

O líder lembrou que apesar de ser um ano marcado pelas eleições de outubro, o Congresso terá muitos desafios pela frente. “Teremos neste ano uma pauta com matérias importantes. É claro que sendo um ano de eleição não podemos fugir dos debates iluminados pelo pleito que se aproxima. Afinal, o Parlamento também é isso: a vitrine dos partidos”, destacou.

João Almeida salientou ainda a importância do debate nas duas Casas congressuais, algo salutar para fortalecer o processo democrático. E manifestou sua expectativa de contar com a colaboração de seus pares, sejam oposicionistas ou governistas, para que a Câmara possa aprovar leis que venham a ajudar no desenvolvimento do Brasil. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: