Aprovado projeto que determina realização de exames de saúde na escola
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira projeto de lei da senadora Marisa Serrano (MS) que autoriza o governo a instituir a realização de exames anuais de saúde nos estudantes dos ensinos fundamental e médio. A avaliação médica deverá incluir, no mínimo, exames bucais, nutricionais, de visão e audição. Além disso, a proposta prevê a realização, no início de agosto de todo ano, da Semana Nacional da Saúde na Escola.
Mobilização importante - A parlamentar do PSDB afirma que a mobilização pela saúde nas escolas, sejam públicas ou privadas, ajudará principalmente a prevenir doenças como dengue e gripe. “É importante ressaltar também que nem sempre o professor ou a família conseguem perceber que determinada criança tem algum problema de saúde ou nutricional. A ideia é permitir que os alunos possam aprender mais e melhor”, afirmou.
A tucana ressaltou a importância que a acuidade visual, auditiva e a saúde bucal têm para o processo de aprendizagem. “A criança tem o direito de ter a sua saúde vistoriada pelo poder público para que ela possa aprender melhor”, disse Marisa Serrano após a votação do projeto.
A presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) (na foto com Marisa), elogiou a iniciativa da senadora Marisa e disse que é importante prestar atenção no bem estar dos alunos ao longo de todos os dias do ano. Para ela, a promoção da semana nacional para discutir o assunto na escola vai chamar a atenção para temas fundamentais de cuidados com alimentação e saúde de crianças e jovens.
Os exames médicos seriam realizados nos estudantes da rede pública ou de escolas particulares, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a senadora, existem estudos demonstrando "elevada prevalência de problemas de saúde entre as crianças da educação básica", com cáries, carências nutricionais, deficiências auditivas, visuais, ou problemas mais sérios como hiperatividade. O projeto, relatado pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC), foi votado em decisão terminativa e deve seguir direto para a Câmara dos Deputados.
Já a proposta que regulamenta norma constitucional para assegurar eleição de um representante dos trabalhadores em empresas com mais de 200 empregados foi retirada da pauta de hoje e deve voltar na próxima semana. (Da assessoria da senadora/ Foto: Ag. Senado)
3 de fev. de 2010
Prevenção
Marcadores:
Marisa Serrano
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário