11 de fev. de 2010

Propaganda antecipada

Oposição recorre ao TSE pela 3ª vez no ano contra Lula e Dilma

Os partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS - protocolaram nesta quinta-feira (11) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a terceira representação este ano contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, acusados de realizar propaganda eleitoral fora do prazo fixado em Lei.

Pura campanha - Desta vez o motivo da ação foi o discurso feito pelo presidente Lula durante inauguração esta semana de prédios da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni (MG). Na ocasião, além de ter entregue prédios inacabados, o presidente afirmou: "Vamos fazer a sucessão neste país para dar continuidade ao que nós estamos fazendo. Este país não pode voltar pra trás como se fosse caranguejo".

Segundo a petição oposicionista, o presidente teve "o propósito claro de propagandear que vai fazer a sua sucessão", e não o de inaugurar a obra. Os três partidos pedem ao TSE que aplique multa no valor correspondente aos gastos do evento e mais 50 mil Ufirs (Unidade Fiscal do Imposto de Renda).

No dia 21 de janeiro a oposição pediu sanções contra o presidente e a ministra por propaganda eleitoral ilegal realizada na inauguração de uma barragem em Jenipapo (MG). Poucos dias depois, nova representação foi protocolada. Desta vez por causa do discurso do presidente feito em São Paulo durante a inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados.

Ao lado da candidata, ele disse: "eu penso que a cara do Brasil vai mudar muito. E quem vier depois de mim – e eu, por questões legais, não posso dizer quem é; espero que vocês adivinhem". A fala de Lula foi seguida de apupos, aplausos e muitos risos.

O objetivo do presidente, diz a ação, foi o de "projetar, ainda que de forma subliminar, a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial de 2010". A campanha eleitoral, segundo a legislação, só pode iniciar no dia 5 de julho. (Fonte: Agência Tucana)

Leia também:

Tucano critica "vale-tudo" eleitoral de Dilma e Lula pelo país

Nenhum comentário: