5 de mar. de 2010

Comemorações

PSDB Mulher estimula mobilizações em prol das bandeiras femininas


O PSDB Mulher está apoiando uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Segundo a presidente nacional do secretariado, deputada Thelma de Oliveira (MT), os diretórios estaduais promoverão atividades alusivas à data. Além de participarem de eventos regionais do partido, parlamentares tucanas comparecerão na próxima terça-feira (9), a partir das 10h, de sessão solene do Congresso Nacional em comemoração a esse dia.

Inserção nos debates sociais - “Devido às enormes dimensões do nosso país e por ser uma data que não é considerada feriado nacional, não fazemos um só trabalho no dia 8, mas damos liberdade para que cada estado promova suas atividades de conscientização, mobilização e luta pelos direitos femininos”, afirmou Thelma.

A deputada explica que esse é um importante momento de reflexão e de conscientização de toda a sociedade em relação à igualdade dos direitos entre homens e mulheres. Ela destaca ainda a campanha nacional promovida pelo partido com bandeiras como a defesa da cidadania,
da democracia, da ética e da ampliação da participação da mulher na política.

Minas Gerais é um exemplo de estado com atividades programadas. Lá o secretariado estadual promove a marcha "Pão, Rosas e Poder", um estímulo à defesa de políticas públicas para as mulheres. O diretório também apóia o "Minas Mais Mulher", que abordará temas como responsabilidade social e política, arte, mercado de trabalho e o universo feminino. A proposta central do evento é abrir espaço para reflexão sobre o trabalho da mulher moderna.

Em Mato Grosso as comemorações começaram nesta sexta-feira, com a Marcha das Violetas, um evento que envolve diversas entidades estaduais e partidos políticos em caminhadas e palestras. “Buscamos nos inserir em todas as atividades que buscam promover essa reflexão durante esse período. É algo que não depende somente de partidos. Queremos ampliar nossa participação nos importantes debates da sociedade e na cena política brasileira, e essa é uma oportunidade que temos para incentivar esse processo”, afirma Thelma.


Outro estado que tem uma programação especial é o Rio Grande do Sul. Sob o comando da governadora Yeda Crusius, diversos municípios realizam durante todo o mês encontros regionais com palestras e atividades culturais sobre temas como promoção da saúde e dos direitos da mulher. As ações integram a Frente Programática Rio Grande Mulher da Emater-RS, que estão em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado. São esperados mais de 10 mil pessoas durante os eventos no estado.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído oficialmente em 1975, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para reverenciar o episódio trágico ocorrido em Nova York (EUA), em 1857, quando 129 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas num incêndio.(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

Saiba mais sobre o PSDB Mulher AQUI

Nenhum comentário: