A relatora da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição do Ensino Integral (PEC 134/07), deputada Professora Raquel Teixeira (GO), é taxativa: estender a presença dos alunos na escola é uma necessidade urgente do Brasil. A tucana pretende incluir em seu parecer medidas de preparação dos espaços físicos nos colégios para atender os alunos durante todo o dia, além de propostas de capacitação dos professores para trabalharem neste regime, ainda raro no Brasil.
Profissionais mais capacitados - “Quanto mais tempo o aluno permanece na escola, mais condição ele tem de acesso ao conhecimento, às competências e habilidades exigidas pelo processo educacional. O ensino integral é uma demanda deste século, que surge devido à necessidade de melhorar a qualidade da educação e formar profissionais capacitados”, explicou a deputada.
Raquel ponderou que o quadro atual não é mudado rapidamente. Por isso, ela destaca a necessidade de o país preparar os espaços físicos e capacitar os profissionais da área. “Nesta comissão, estaremos trabalhando exatamente isso. Como relatora, quero conciliar a questão da escola em tempo integral com a capacitação e preparação do professores. Isso com certeza resultará em benefícios incontáveis para a educação e a sociedade”, destacou. Ainda segundo Raquel, a comissão também debaterá a questão do financiamento para bancar as mudanças necessárias para a implantação da educação integral em nível nacional.
Para ela, essa medida trará custos extras ao país, mas o benefício seria bem maior. "Nos países desenvolvidos e naqueles com bons indicadores sociais, os estudantes passam o dia na escola e saem preparados para mercado de trabalho. Mesmo demandando recursos a mais, não podemos deixar de tratar essa questão e transformá-la em realidade”, afirmou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)
Um comentário:
A escola em tempo integral é necessidade absoluta há muito tempo.
o Brasil está atrasado em quase cem
anos em relação a outros países (basta dizer que na Alemanha e Estados Unidos era obrigatória a permanência das crianças na escola durante todo o dia, desde o início do século 20. Conheci pessoas oriundas desses dois países, que frequentaram escola em período integral ainda antes da Guerra de 1914). E aqui ficam na rua, nos cruzamentos, cheirando cola, ou jogando na internet, praticamente o dia inteiro.
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