19 de mar. de 2010

Situação precária

Wandenkolk critica descaso do governo federal com índios

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) lamentou, nesta sexta-feira (19), a situação dos índios no país e criticou governo por não adotar medidas que garantam seus direitos. Denúncia apresentada pela ONG Survival Internacional à Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que membros das tribos guaranis no Brasil vivem uma das piores situações de direitos humanos entre os grupo indígenas do hemisfério ocidental.

Palanque ideológico – Na avaliação do tucano, este é o retrato da falta de atenção do governo federal com a comunidade indígena no Brasil.“O governo continua sem adotar as medidas necessárias para garantir os direitos dos índios”, criticou. Segundo ele, é triste saber que até hoje o Planalto não tenha desenvolvido um programa para atender a essas comunidades.

“Não adianta colocar uma empresa como a Funasa para tentar solucionar os problemas dos indígenas. Falta pessoal especializado, recursos e infraestrutura. Os índios vivem em situação de extrema pobreza”, apontou. De acordo com a acusação entregue em Genebra, a expectativa de vida de um guarani hoje seria de 20 anos. Desnutrição, alta taxa de suicídio, violência e falta de acesso às terras são os principais problemas constatados. “Os índios do país só servem para fazer palanque ideológico”, reprovou o parlamentar.

Por fim, Wandenkolk considerou um equívoco retirar os indígenas de seus locais de origem para inserí-los na sociedade sem a devida assistência e o preparo para o mercado de trabalho. Conforme lembrou, isso acaba resultando na inserção deles na criminalidade. (Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: