19 de mar. de 2010

Nau à deriva

Ministro virá à Câmara explicar sucessão de trapalhadas no Enem

Atendendo a requerimento do deputado Professor Ruy Pauletti (RS), o ministro da Educação, Fernando Haddad, virá à Comissão de Educação e Cultura na próxima semana esclarecer os sucessivos problemas envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), novo mecanismo criado pelo governo Lula para a seleção dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Milhares de vagas ociosas - Uma das questões que Haddad terá de explicar é a ociosidade de vagas em diversas instituições pelo país. Atualmente, são pouco mais de sete mil postos em aberto - ou seja 15% de um total de 47, 9 mil - por conta das falhas no processo seletivo.

Para Pauletti, a sucessão de erros revela mais uma vez a incompetência de gestão do governo Lula. “O processo seletivo que tem o objetivo de universalizar o ensino superior está prejudicando milhares de estudantes e não valoriza o esforço deles”, condenou o deputado nesta sexta-feira (19).


Ao longo do ano de 2009, foram diversas as irregularidades que prejudicaram diretamente os alunos: vazamento das provas, adiamento do exame, desistência das universidades de usar no novo processo seletivo, além da aplicação de provas extremamente longas o que dificultou uma avaliação segura dos postulantes a uma vaga no ensino superior.

O deputado Lobbe Neto (SP) considerou o fato um “enorme estrago”. “As aulas nas universidades já começaram enquanto milhares de vagas estão ociosas; uma verdadeira bagunça. A demanda de estudantes é grande e devido à falta de gerenciamento do governo esses problemas estão ocorrendo com frequência".

As universidades têm, agora, segundo o Ministério da Educação, uma lista de espera de 136 mil candidatos para ocupar as sete mil vagas. Não haverá uma nova chamada. Cada instituição terá autonomia para convocar os alunos. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: