19 de mar. de 2010

Eleições

Tucanos comemoram decisões judiciais contra campanha antecipada

Vice-líderes tucanos na Câmara, os deputados Paulo Abi-Ackel (MG) , Duarte Nogueira (SP) e Antonio Carlos Pannunzio (SP) comemoram as decisões da Justiça Eleitoral contra a campanha política partidária antes do período permitido por lei praticada pelo PT. Os parlamentares tucanos, que já vinham reiteradamente alertando sobre a campanha eleitoral antecipada apoiaram as punições, mas afirmaram que é preciso ser mais incisivo e constante nesses casos.
"O que o governo federal tem feito já passou de propaganda eleitoral extemporânea e já se tornou uma verdadeira lavagem cerebral. O momento é de comemorarmos as decisões e parabenizar o judiciário", afirmou Abi-Ackel, que afirmou ainda que essas decisões precisam servir de exemplo para desmotivar o Partido dos Trabalhadores e o governo federal.
MEDIDA EDUCATIVA - Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu representação do PSDB e aplicou multa de R$ 5 mil ao presidente Lula. Em maio de 2009, durante discurso no Rio de Janeiro, Lula declarou em palanque que iria 'entregar o mandato para outra pessoa’, em um contexto onde estava clara a referência à pré-candidata petista, Dilma Rousseff.

Já em São Paulo, a justiça vetou a veiculação das inserções do PT na Televisão em que o presidente dizia que a ministra tem “a cara e a alma de São Paulo”. Em outra publicidade vetada, o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) pede aos paulistas uma chance para que seu partido governe o estado.
O deputado Duarte Nogueira também comemorou as medidas, que ele considera educativas. “Isso é um sinal de que a justiça ainda é exercida no Brasil e de que na política não se pode tudo, como o governo parece acreditar. Como em qualquer outra área, em política vale aquilo que é estabelecido pelas regras, pelas leis”, destacou.
Pannunzio também destacou a importância das punições nesses casos, mas ponderou que as medidas ainda foram brandas. “Isso é importante pois mostra à sociedade que a oposição tem razão ao fazer as denuncias de campanha antecipada, mas estamos diante de um crime eleitoral grave e recorrente. Ainda é preciso que se faça mais”, concluiu.(Reportagem: Djan Moreno)

Um comentário:

Unknown disse...

Compreendo que devemos comemorar a multa de um ponto de vista institucional, mas fiquei chocado com a brandura da punição diante da enormidade do malfeito.
Aplicar uma multa de apenas R$ 5 mil, é o mesmo que passar à sociedade a impressão que o acesso assegurado ao poder no Brasil é barato, baratinho.