19 de mar. de 2010

Qualificação

Apagão: 1,6 milhões de empregos sobram por falta de profissionais

Falta qualificação para preencher empregos no mercado


O desemprego é uma das maiores preocupações dos brasileiros, no entanto, existem 1,6 milhões de vagas disponíveis no mercado que ainda não foram preenchidas por falta de capacitação profissional e baixa escolaridade em áreas chaves da economia e do desenvolvimento.


Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostra que mais da metade dos latino-americanos entre 15 e 19 anos não tem um nível adequado de educação para conseguir um trabalho bem remunerado. No Brasil, esse percentual é de 71,6%.

Em plenário, o deputado Rogério Marinho (RN) criticou o sistema educacional brasileiro no que se refere à formação profissional e técnica. “O ensino médio brasileiro não oferece as oportunidades diversificadas de profissionalização. Praticamente só há uma opção de ensino médio, ou seja, todos se submetem a uma lógica de formação exclusiva e redutora. Não há oferta de formação profissional para atender a demanda e a matrícula no ensino técnico não chega a atingir 900 mil alunos no Brasil” disparou Marinho.

Em um ano em que as previsões de crescimento do país chegam a 6%, o parlamentar alertou para o perigo de um novo apagão. “Segundo o presidente da Federação Nacional de Engenheiros, o país forma por ano 40 mil profissionais e precisará, pelo menos, dobrar este número para dar prosseguimento ao crescimento econômico”. (Da redação do DT, com assessoria do deputado)

Nenhum comentário: